Encontro entre comunidade escolar e vereadores marca lançamento do PJ 2024

Vereadora e presidente da Escola do Legislativo, Rosilene Felix, lembrou da importância do projeto

O Parlamento Jovem tem como objetivo promover a formação política e cidadã entre os estudantes do Ensino Médio

28/03/2024 – Na tarde desta quarta-feira (27), a Câmara Municipal de Itabira, através da Escola do Legislativo, realizou a cerimônia de lançamento do Parlamento Jovem 2024. Estudantes e professores das cinco escolas que aderiram ao projeto participaram do evento juntamente com os vereador Roberto de Araújo Fernandes e da vereadora e presidente da Escola do Legislativo, Rosilene Felix Guimaraes.

Neste ano, o tema do PJ é “Melhorias no Ensino Escolar”, dividido nos subtemas: “Melhorias do ambiente de ensino-aprendizagem”, “Melhoria da aprendizagem e enfrentamento das desigualdades educacionais” e “Fortalecimento da gestão democrática”. Durante o encontro de lançamento, os alunos participaram de um momento de reflexão com o sociólogo Maycon Rozza, oportunidade em que entenderam a importância do protagonismo jovem na política.

“O parlamento jovem é uma excelente iniciativa da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, que contribui muito para o desenvolvimento cidadão dos jovens na capital mineira e nas cidades do interior, porque possibilita discussões de interesses amplos que impactam diretamente na sociedade. O tema deste ano, Melhorias no Ensino Escolar, realmente precisa ser debatido, nós precisamos analisar o que está sendo discutido hoje, se as políticas implementadas nas escolas hoje acompanham o desenvolvimento da sociedade atual, o nível tecnológico que nós estamos, se as disciplinas ensinadas ali estão condizentes com a atualização que ocorre no mundo moderno, no dia a dia, será que é realmente necessário discutir todas as disciplinas que estão sendo discutidas, será que não tem temas que nós poderíamos estar debatendo, trazendo para os currículos escolares que estão ficando de fora, então nada melhor do que discutir com quem realmente vive a realidade atual, que é a próxima geração que são os jovens”, disse a presidente da Escola do Legislativo, Rose Felix.

A edição deste ano conta com a participação de cinco escolas

A diretora da Escola do Legislativo, Ana Luiza Torres, falou com os estudantes sobre o tema de 2024. Para ela, é muito importante eles terem a oportunidade de frequentar espaços como a Câmara Municipal. “A importância do Parlamento Jovem, o qual chamamos de PJ, é criar a oportunidade dos jovens do ensino médio conhecerem melhor e participarem ativamente da elaboração de políticas públicas, exercendo assim a sua cidadania frente ao Poder Legislativo Municipal e Estadual”, afirmou.

A partir do lançamento, os estudantes iniciam as atividades nas oficinas de formação, tanto política, quanto temática. Após as oficinas, eles iniciaram a elaboração de proposta sobre o tema do PJ, com o auxílio dos coordenadores.

Participam do PJ neste ano: Escola Estadual Mestre Zeca Amâncio, Escola Estadual Professor Emílio Pereira de Magalhães, Escola Estadual Antônio Linhares Guerra, Escola Estadual da Fazenda da Betânia e Escola Estadual Professora Marciana Magalhães.

O diretor da Escola Estadual Professora Marciana Magalhães, Jhonatan dos Santos Ferreira, disse: ‘’A escola estadual Professora Marciana Magalhães, sempre aderiu ao Projeto Parlamento Jovem desde que foi implantado aqui no município de Itabira. É uma oportunidade de trabalharmos a formação da democracia para a cidadania dos nossos alunos. O tema deste ano traz um novo desafio de repensarmos os papéis sociais da escola, pensar também uma nova forma de ensinar e aprender, bem como os desafios do novo ensino médio. Dar de vez esse protagonismo aos nossos alunos. Pensar em escolas públicas, em políticas públicas mais efetivas para os impactos sociais e de modo geral serem resolvidos. Tudo começa pela educação, então é de extrema importância a escola Marciana Magalhães continuar nessa parceria com o Parlamento Jovem.’’

Itabira faz parte do Polo do Médio Piracicaba, junto dos municípios de Catas Altas, Nova Era, Rio Piracicaba e São Gonçalo do Rio Abaixo.

O Parlamento Jovem é um dos projetos institucionais promovidos pela Câmara de Itabira. Ele é realizado em parceria com a Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), PUC Minas e Câmaras Municipais, visando à formação política e cidadã dos jovens. Além de despertar o interesse pelo exercício da democracia, possibilita o conhecimento do processo legislativo.