Reunião para discutir remoção dos trilhos da Vale tem data suspensa sem previsão

Linha férrea entre a vila São Joaquim e bairro Areão dará lugar a nova avenida

29/01/2024 – O encontro entre a Vale e moradores para discutir a remoção da linha férrea que passa no interior da cidade, marcada para 8 de janeiro, foi adiada. A nova data ainda não foi informada, entretanto, segundo informou Ilton Magalhães, ex-vereador, que representa o bairro Major Lage e está acompanhando o processo junto à mineradora, sua proposta traz benefícios para toda a cidade. O motivo da suspensão da reunião não foi informado. A expectativa, no entanto, é de que a discussão seja retomada ainda neste primeiro trimestre do ano. “Na verdade, eles cancelaram ela e teve uma outra [em] que acrescentaram o bairro Major Lage que eu pedi e eles atenderam. Agora é aguardar que eles [Vale] marquem com a comunidade”, disse Ilton Magalhães.

A obra faz parte das condicionantes incluídas na renovação antecipada da concessão da Estrada de Ferro Vitória a Minas (EFVM) pelo Governo Federal. Ficou acertado que a mineradora Vale terá que eliminar as passagens de nível na linha férrea em todas as cidades por onde passa a ferrovia, em Minas Gerais e no Espírito Santo.

Em Itabira, ficou definida a desativação das passagens de nível na Vila Paciência, nos bairros Vila Amélia e Areão. Os trilhos deverão ceder lugar a parques lineares e será construída uma via expressa, que além dos bairros citados, deverá contemplar agora também o Major Lage, de acordo com Ilton Magalhães.
O início das obras estava previsto para este mês de janeiro de 2024.