Vice-prefeito Bebinho assume desafio de levar Defesa Civil para Passabém

Sargento Paulo César, da 12ª Redec, e o vice-prefeito Bebinho

28/01/2024 – A Prefeitura de Passabém deu o primeiro passo para implantar na cidade o Conselho Municipal de Defesa Civil (Compdec). O vice-prefeito Kleber Batista “Bebinho”, visitou na quarta-feira (17), a 12ª Coordenadoria Regional de Defesa Civil (Redec), em Ipatinga, para discutir a criação do novo colegiado, e retornou animado.

Segundo o representante de Passabém, ainda neste ano o Executivo deverá enviar para a Câmara Municipal um projeto de lei para a criação do conselho.
“Eu estive lá para a gente discutir justamente as vantagens do Município em receber o Compdec”, disse.

  • VEJA O VÍDEO

Bebinho está convencido de que a criação de um Conselho Municipal de Defesa Civil na cidade é o melhor para toda a população. Ele defende que o órgão é uma garantia de segurança em caso de intempéries da natureza. “É uma vantagem muito grande trabalhar com a prevenção e Passabém ainda vai receber ajuda de custo [do Governo Federal] para usar em caso de necessidade de socorro à população”, disse.

O objetivo do conselho é propor e deliberar as políticas públicas de Defesa Civil, além de deliberar e fiscalizar sobre a aplicação dos recursos a serem pleiteados junto ao Governo Federal, do Fundo Municipal de Defesa Civil, que também deverá ser criado, por meio de lei, conforme previsto em legislação federal.

Com a criação do Compdec várias ações serão estabelecidas e desenvolvidas de forma preventiva, buscando evitar uma catástrofe, ou seja, essas ações serão realizadas antes do desastre, no período de normalidade, buscando conhecer e identificar os riscos de desastre no Município.

  • Folheto distribuído pela Defesa Civil

Conforme Bebinho, a partir deste conhecimento é possível se preparar para enfrentá-los, com a elaboração de planos específicos onde é estabelecido o que fazer, quem faz, como fazer e quando deve ser feito. Assim, com este planejamento, a Prefeitura, em conjunto com a Defesa Civil e as forças de segurança, poderá agir de maneira eficiente e rápida.
Segundo o sargento Paulo César, agente regional da 12ª Redec, a criação do Compdec está prevista em lei federal. Passabém é um dos dois únicos municípios na região que ainda não criou o colegiado. O outro é Itambé do Mato Dentro.

O sargento explicou que o órgão é responsável pela execução, coordenação e mobilização de todas as ações de defesa civil no município. “É de grande importância a criação do Compdec, porque é no município que os desastres acontecem e a ajuda externa normalmente demora a chegar. É necessário que a população esteja organizada, preparada, orientada sobre o que fazer e como fazer”, destacou o profissional.