Vale garante ao presidente da Câmara de Santa Maria que barragem Santana não oferece risco

Engenheiros apresentaram a estrutura da barragem aos vereadores

A Vale informou que a barragem Santana, entre Itabira e Santa Maria de Itabira, mantém-se dentro dos parâmetros de segurança adequados. A afirmação foi feita ao presidente da Câmara Municipal, Vicente Umberto dos Santos, durante visita de representantes da mineradora à cidade, em atendimento a convite e questionamento do vereador em relação à estrutura.

A visita ocorreu há cerca de 20 dias. Vicente Umberto explicou que a Câmara Municipal atendeu a um pedido dos moradores, que estão cada vez mais inseguros com a situação da barragem de água da mineradora. “Essa barragem na cabeceira da cidade não oferece segurança para a população. As pessoas têm medo e nos procuram [vereadores] para saber como vai ficar. O que elas queriam é que a barragem fosse esvaziada”, contou o vereador.

Durante a visita, a Vale descartou qualquer risco de problemas na estrutura da barragem Santana. Vicente Umberto disse que ouviu dos representantes da empresa que o funcionamento da barragem é necessário para a atividade da mineradora. Conforme a Vale, é realizado um monitoramento diário da estrutura, ela é inspecionada permanentemente por equipes em campo e possui sistema de alerta com sirenes. A mineradora ainda ficou de manter os políticos da cidade e toda a população com informações atualizadas de cada ação que for implementada, visando à segurança da estrutura, em acompanhamento ao cenário.

Vereadores na sala de monitoramento

Segundo Vicente Umberto, ele foi informado ainda que está sendo construído um muro de arrimo na parte inferior da barragem para melhorar ainda mais a segurança e que a Vale ficou de mantê-lo atualizado sobre a obra. “Acho que é uma obra paliativa, que vai ajudar muito pouco em termos de segurança. Mas do meu ponto de vista, a solução [para se evitar uma tragédia] seria com o esvaziamento dessa barragem. Mas acho que isso não vai acontecer, porque a empresa precisa dela, e projetos de abastecimento [de água] de Itabira também. Mas vamos continuar acompanhando a situação e mantendo contato com a Vale sobre a questão”, disse o vereador, explicando que é preciso ter certeza de que a barragem não oferece mesmo risco para a cidade.

De acordo com informações divulgadas no site da Vale, a barragem Santana permanece em nível 1 de segurança no Plano de Ação de Emergência para Barragens de Mineração (PAEBM), que não requer a evacuação da população.

Matéria publicada na edição 745 do Folha Popular.