“A população precisa entender que a atenção à saúde mental é importante”
- Semana da Prevenção ao Suicídio em Passabém
As atividades da Semana de Prevenção ao Suicídio foram encerradas na manhã de sexta-feira (23), com uma caminhada de conscientização e ação de panfletagem na região central de Passabém. A ação contou ainda com uma edição do programa Saúde na Praça, levando procedimentos de saúde à população em local aberto.
O movimento foi promovido pela Prefeitura por meio da Secretaria Municipal de Saúde e contou com a participação de escolas das redes municipal, estadual e da comunidade em geral.
Durante a semana, várias atividades foram desenvolvidas nas escolas e unidades de saúde em alusão à campanha do Setembro Amarelo, dedicada à prevenção ao suicídio. O objetivo da campanha é promover ações preventivas pela causa e relacionadas à importância da saúde emocional, já que o índice de suicídios tem crescido em todo o Brasil. No país, a cada 45 minutos uma pessoa se suicida, segundo dados da Comissão de Assuntos Sociais (CAS) do Senado.
“O Setembro Amarelo é algo maior que falar diretamente sobre a prevenção do suicídio. A população precisa entender que a atenção à saúde mental é tão importante quanto a física. A proposta é mesmo chamar a atenção da sociedade para os primeiros sinais”, explica a gerente do programa, representante da Secretaria de Saú-de, Suellen Degmara Morais de Almeida.
Na oportunidade, com presença de profissionais de saúde, foram realizadas ações de promoção de saúde e prevenção de doenças como: aferição de pressão arterial, orientação nutricional, glicemia capilar, blitz educativa e promoção de atividade física. Tudo com o propósito de alertar a comunidade.
Matéria publicada na edição 768 do Folha Popular