Jovem cidade terá ampla programação religiosa e social em mais um aniversário
12/03/2024 – Passabém completa no dia 19 de março 61 anos de emancipação. Mas as comemorações foram antecipadas para o dia 16, que é um sábado e favorece a participação popular. Entre as ações que marcarão a passagem da data, estão a apresentação da Corporação Musical Euterpe Lagoana de Nova Era, a banda de Marujos Nossa Senhora do Rosário da comunidade da Bolívia e shows musicais para encerrar a noite.
As festividades terão início pela manhã, a partir das 8h na Quadra 19 de Março e se estendem até à noite. Os shows musicais terão início às 22h.
A programação ainda conta com a apresentação dos estudantes das escolas do município e de um momento cívico com queima de fogos e partilha do bolo, que será oferecido para todos os participantes do evento.
- Programação religiosa
A tradicional Festa de São José teve início na quinta-feira (7) e se estende até o dia 17 na Igreja Matriz e praça São José, com missa e novena às 19h30. A novena segue até o dia 15 na Igreja Matriz de São José. Em todos os dias, após a novena, serão realizadas missas com alteração dos celebrantes. Já no dia 16, sábado, haverá missa e levantamento da bandeira de São José.
No domingo (17), a tradição é mantida com o início dos festejos mais cedo, como repiques do sino, missa e procissão. A Marujada de Nossa Senhora do Rosário é às 15h.
- Breve História
O surgimento de Passabém data de muito antes da emancipação, no ano de 1963, quando era um vilarejo pertencente a Santa Maria de Itabira. Antes disso, estava sob o domínio de Conceição do Mato Dentro e em 1943 foi anexado à Santa Maria de Itabira que tinha conseguido a própria emancipação.
A separação só veio a ocorrer 20 anos depois, conquistada quando teve sua emancipação declarada, conquistando assim o status de cidade.
O ícone da cidade é a igreja São José, padroeiro da cidade.
O santo que deu nome à Igreja Matriz, São José, também é responsável por uma das festas tradicionais do município, comemorada no dia 19 de março. Outras comemorações em destaque no calendário de eventos são as festas de Agosto, de São Sebastião, Divino Espírito Santo e Nossa Senhora do Rosário, nesta última acontecem queima de fogos, celebrações religiosas, marujadas e shows musicais durante toda a noite.
- Matéria publicada na edição 805 do Folha Popular