O presidente Marlon Túlio Pessoa Costa (Avante), está em seu quinto mandato e pela terceira vez na direção do Legislativo são-gonçalense
11/04/2025 – Os 100 dias de gestão da presidência da Câmara Municipal de São Gonçalo do Rio Abaixo, alcançados neste dia 11 de abril, contabilizam grandes avanços para a melhoria das políticas públicas por todo o município.
Conforme balanço apresentado pelo presidente Marlon Túlio Pessoa Costa (Avante), vereador que está em seu quinto mandato e pela terceira vez na direção do Legislativo são-gonçalense, nestes 100 dias, ou primeiros três meses, a atuação implacável de todos os vereadores resultou na aprovação de vários projetos de lei, mais de 500 indicações solicitando obras e serviço por todo o município, atenção especial às datas que cobram conscientização da população, além de serviços ao cidadão por meio do Procon e Escola do Legislativo.
“A Câmara aprovou neste período 15 projetos. Eu percebi que a questão dos PCDs [pessoas com deficiência], dadas as dificuldades que elas possuem, tem ganhado espaço na casa, tanto o Marlon, o Juninho [Edirlei Márcio Moreira Lacerda Júnior], o Diego [Ribeiro], e outros colegas estão empenhados nesta questão, que eu acho muito importante. Temos que voltar nossos olhares também para essas pessoas. Tem também o autismo, que é lembrado com campanha neste mês com o Abril Azul e as indicações. São mais de 500 pedidos de moradores que os vereadores têm trazido para o plenário para serem oficializadas e encaminhadas para a Prefeitura atender. Então, vejo que todos os vereadores estão bem empenhados para buscar melhorias pera o povo de São Gonçalo”, informou.
Carteira PCD
Entre os projetos aprovados, um dos destaques foi a criação da Carteira da Pessoa com Deficiência, o primeiro projeto de lei de 2025 assinado por Marlon Túlio. Após apreciada em plenário, a propositura foi aprovada por todos os vereadores em duas sessões e encaminhada ao prefeito para ser sancionada. “A Carteira do PCD surgiu após pedidos destas pessoas com mobilidade reduzida. Eu tenho casos em família e sei como é difícil para essas pessoas. O objetivo é proporcionar um pouco de comodidade para o PCD, que muitas vezes deixa de exercer o direito de circular pelos eventos do município, como a Feira Livre, por falta de vaga de estacionamento. É isso que o projeto visa, a criação dessas vagas exclusivas ao PCD em nosso município”, disse.
Procon da Câmara
Desde 2013, as respostas e resoluções de conflitos comerciais têm como endereço o Procon na Câmara de São Gonçalo, oficialmente, o Serviço Municipal de Orientação e Defesa do Consumidor. Por meio deste mecanismo, as demandas por questões de telefonia, cartão de crédito, empréstimos e TVs por assinatura (as principais), contabilizavam 35 reclamações, deste total, 25 foram resolvidas, com a atuação da Ana Paula e do advogado Renato.
CAC: mais de 2 mil atendimentos
O Centro de Atenção ao Cidadão (CAC), outro mecanismo do Legislativo são-gonçalense, já contabiliza mais de dois mil atendimentos desde sua fundação, como informações sobre emissão de documentos, defesa dos direitos humanos, informações sobre os trabalhos da Câmara, esclarecimentos sobre emissão de documentos, orientações sobre benefícios concedidos pela Prefeitura, informações sobre o INSS, informações jurídicas, dentre outras. Por meio do CAC, o cidadão tem também acesso ao Núcleo de Informática para fazer pesquisas na internet, trabalhos escolares e confeccionar currículo. “Eu fico satisfeito, porque as pessoas estão vindo e tendo atendimento. O CAC presta esse serviço humanizado para as pessoas que não têm acesso fácil as essas informações. Já são mais de 2 mil atendimentos.
Público no auditório durante sessão ordinária no plenário
Parlamento Jovem 2025
Dentro dos 100 dias de gestão, a Câmara Municipal de São Gonçalo lançou oficialmente, nesta quarta-feira (9), o Parlamento Jovem 2025. O projeto, fruto de parceria com a Assembleia Legislativa de Minas Gerais, é gerido pela Escola do Legislativo da Câmara e já promoveu dois encontros com os estudantes do ensino médio da Escola Estadual Desembargador Moreira. Ao todo, são 36 alunos cadastrados e um calendário extenso de atividades no âmbito regional e estadual ao longo de 2025.
“Posso falar que este é outro grande projeto que temos orgulho de participar. Estive na Assembleia Legislativa dia 21 de março e conheci como é a adesão das cidades ao programa, que tem o objetivo de trazer o jovem para as discussões políticas. Estou muito feliz em ver os jovens de nossa cidade neste projeto, que segue sendo mantido pela nossa gestão. No mais, quero dizer que seguimos trabalhando para proporcionar mais qualidade de vida para o povo de São Gonçalo.
- Matéria publicada na edição 826 do Folha Popular