Provedor do Hospital Padre Estevam, Ari Virgílio
- Depois de cinco anos
Depois de cinco anos, o Hospital Padre Estevam (HPE), de Santa Maria de Itabira, finalmente recuperou o Alvará Sanitário e está prestes a concretizar seu processo de credenciamento ao Sistema Único de Saúde (SUS). Com o documento emitido pela Vigilância Sanitária do Estado, a unidade de saúde está apta a assinar convênios.
A solicitação do credenciamento ao SUS é feita ao Município de origem da instituição hospitalar. De acordo com a legislação, é o Município que aprova o convênio com base nas demandas de saúde locais, na disponibilidade orçamentária e no preenchimento dos requisitos técnicos.
O provedor do hospital, Ari Virgílio, disse que a solicitação do convênio já foi formalizada junto ao prefeito Reinaldo das Dores Santos (PSD), que assumiu o compromisso de dar celeridade ao processo. “Depois de muita luta, agora temos o Alvará Sanitário”, completou Ari Virgílio.
Segundo ele, a conquista é resultado de um trabalho sério e árduo que contou com o apoio total da Prefeitura, dos funcionários do hospital, da população santa-mariense, voluntários, empresários e outros parceiros, que ajudaram direta ou indiretamente o HPE.
A organização do trabalho realizado dentro hospital, com foco na segurança do paciente, foi outro item apontado como fator imprescindível na reconquista do Alvará Sanitário.
De acordo com o provedor, o documento é indispensável para o funcionamento de uma unidade de saúde. Ari Virgílio explicou que o principal desafio, neste momento, é gerar recursos para que o hospital possa ter todas suas especialidades funcionando. Isso tanto para a área do pronto atendimento 24h, atendimento ambulatorial, para exames laboratoriais e de raio-x e realização de procedimentos médicos, além de realizar todos os exames e procedimentos que o hospital está preparado para fazer. “Para isso, nós temos um custo mensal”, enfatizou o gestor hospitalar.
Fundado em 1971, o Hospital Padre Estevam é uma instituição filantrópica, sem fins lucrativos, mantido com recursos da Prefeitura e doações voluntárias. “Com a recuperação do Alvará Sanitário e a realização do convênio com o SUS, o HPE poderá captar recursos e ampliar os serviços, inclusive no atendimento a planos de saúde, em busca de sua autossuficiência financeira”, comemorou Ari Virgílio.
Matéria publicada na edição 770 do Folha Popular (14/10/22)