Chuvas: construção de muro de gabião na área central de Passabém entra na fase final

Construção de gabião no final da rua das Palmeiras. “Obra visa preservar os imóveis de possíveis danos com relação a enchentes”

A Prefeitura de Passabém, por meio da Secretaria de Obras, está realizando a construção de contenções com muro de gabião em diversos pontos de intervenções do córrego que corta o Centro da cidade. O serviço, já em fase de conclusão, contempla, numa última etapa da obra, um trecho localizado ao lado da rua das Palmeiras e deve ser entregue ainda este mês.

As estruturas são feitas normalmente para proteção de encostas, edificações e reconstrução de ruas que cederam em enchentes e evitam o deslizamento das margens do rio/córrego e o assoreamento, com objetivo de trazer maior segurança para a população passabenense. O desbarrancamento é um problema que persiste há vários anos, ocasionado pelo intenso fluxo de águas pluviais, e tem piorado com as últimas chuvas.
Nesse caso específico, os trabalhos visam minimizar problemas causados nos períodos de chuva para contenção da encosta da margem do córrego que estava desbarrancando a cada chuva mais forte.

O projeto mostra a preocupação do atual governo com a segurança da população.
“A abra visa preservar os imóveis de possíveis danos com relação a enchentes. Após Ronaldo [Sá] assumir, foi realizada a transposição do córrego a alguns metros do leito original e neste momento estão sendo construídos gabiões para impedir novos danos”, disse o secretário de Obras, José Antônio.

Segundo a Assessoria de Imprensa da Prefeitura, cinco imóveis serão beneficiados diretamente pela obra. “Foi feita uma transposição do córrego a uns cinco metros ou menos. Esse gabião é para que (as enxurradas) não venham atingir os imóveis”, informou a assessoria, explicando que o córrego passa nos fundos destes imóveis.

Matéria publicada na edição 770 do Folha Popular (14/10/22)