Prefeitura renova frota de ônibus municipal e limita esclarecimentos

Ao contrário do que parece, empresa não ampliou a frota, apenas renovou uma parte usando verba pública

Conselho de Trânsito aguarda reunião para discutir situação

MUITO MARKETING E POUCA TRANSPARÊNCIA

30/10/2023 – Cancelada por falta de quórum, a reunião do Conselho Municipal de Transporte e Trânsito de Itabira, que deveria ter ocorrido no último dia 11, ainda não tem data para acontecer, mas de acordo com a pauta na ocasião, a condição de funcionamento da frota e a implantação da linha de integração do transporte coletivo na cidade deverão centralizar as discussões do colegiado.

Propostos pelo líder comunitário Francisco Carlos Silva, representante da Interassociação dos Bairros de Itabira, os assuntos visam trazer à luz do conhecimento da população esclarecimento de dúvidas que justifiquem o subsídio de quase R$ 40 milhões à concessionária do transporte público de Itabira.

Francisco Carlos conta que tem ouvido muitos questionamentos de usuários sobre as contrapartidas dadas pela Prefeitura para a empresa. Além do valor da passagem, que teve queda de R$ 1,40 com a implantação da tarifa de R$ 3, existe uma expectativa pelo cumprimento de outras medidas anunciadas que ainda não foram vistas. Entre elas, a ampliação de oferta de horários, com a disponibilização de mais ônibus para os bairros de maior demanda. O serviço está previsto como conforto e redução de tempo na espera do transporte público.

De acordo com o conselheiro, os documentos apresentados ao colegiado não especificam as melhorias implicadas no contrato entre o Município e a empresa. Enquanto conselheiro, ele não consegue responder se haverá ou não ampliação da frota, em comparação ao período que antecedeu a pandemia de coronavírus, em 2020. “O que temos de informação é sobre o tempo de vida máximo da frota e a proteção em pontos de ônibus e outros itens também já constantes em contratos antigos”, afirmou.

Com a renovação da frota a partir da substituição de 20 veículos, que começaram a circular no início de setembro, a Transportes Cisne retirou os ônibus que estavam com a data permitida para vencer. A qualidade dos veículos divulgados também se encaixa nas exigências. Para uma análise mais completa, Francisco Carlos solicitou a apresentação do perfil etário da frota ao conselho.

De acordo com a Prefeitura, “a renovação da frota de ônibus dá prosseguimento à política de melhoria do transporte público de Itabira. O primeiro passo, iniciado ainda no ano passado, foi a redução da tarifa, primeiro de R$ 5,85 para R$ 4; depois, de R$ 4 para os atuais R$ 3. Também foram ampliados os horários de circulação dos ônibus, com adição de 400 novos horários. Todas essas mudanças estão atreladas ao subsídio da Prefeitura ao sistema de transporte”, informou a Comunicação por meio de texto publicado no site da Prefeitura.

“A criação de novas linhas, com ampliação de cobertura em bairros, deverá ser o próximo passo”, completa a informação.

O status dos pontos de embarque e desembarque também foi pedido e consta na pauta de discussão do colegiado.

  • Integração do transporte em pauta

Mesmo tendo sido apresentado em gestão passada, o conselheiro pediu informação ainda sobre o projeto de integração do transporte público. O projeto foi desenvolvido pela Transita a fim de possibilitar ao usuário que utiliza duas linhas entre bairros, fazer o percurso pagando apenas o valor de uma passagem. O objetivo da solicitação é saber se há possibilidade do Governo Municipal executar o projeto, engavetado há mais de cinco anos.
“Como representante do povo, nós estamos fazendo a nossa parte para responder às dúvidas do usuário. Os assuntos foram acatados para a pauta, agora é aguardar para ver se a discussão vai acontecer”, disse Francisco Silva.