Trabalho da Assistência Social de Itabira é destaque em congresso brasileiro

Nélia Cunha (segunda a esq.) foi ao congresso acompanhada pelos servidores municipais Tatiana Gavazza, Renato Araújo e Ana Carolina Pires

O município de Itabira foi reconhecido nacionalmente em congresso que valoriza trabalhos direcionados à Assistência Social. Realizado em Recife, o III Congresso Brasileiro de Gestores e Trabalhadores do SUAS tem como objetivo provocar reflexões a respeito de políticas públicas de Assistência Social que são exemplos para o país. Os programas Facilita, Facilita Trabalho, Guarda Subsidiada e atendimento do Centro de Referência de Atendimento à Mulher em Situação de Violência (Cream) na Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam) foram reconhecidos como práticas exemplos na área.

De acordo com a secretária municipal de Assistência Social, Nélia Cunha, o reconhecimento é resultado de muito trabalho para colocar em prática iniciativas inéditas propostas pela atual gestão. “O sentimento é de gratidão pela oportunidade de dividir a experiência e ouvir outros municípios. Um agradecimento especial aos colegas da pasta que todos os dias lutam, resistem e que transformam tudo junto comigo para os mais vulneráveis da cidade”, pontuou a secretária.

Ao todo, participaram do congresso 17 estados, 54 municípios e mais de 350 pessoas diretamente ligadas às políticas de assistência social. O trabalho conjunto entre a Deam e o Cream foi escolhido entre 40 iniciativas inscritas em todo o país. O objetivo da parceria é tornar o atendimento às vítimas mais eficaz, sem que haja necessidade da mulher fazer sua denúncia na delegacia da Polícia Civil, no bairro Praia, e se deslocar à Prefeitura para ser atendida pelo Cream.

Nélia Cunha foi ao congresso acompanhada pelos servidores municipais Tatiana Gavazza, Renato Araújo e Ana Carolina Pires. Segundo eles, representar Itabira neste evento mostra que a gestão municipal está no caminho certo pela garantia de direitos e de convivência familiar e comunitária dos grupos prioritários de crianças e adolescentes, pessoas idosas e com deficiência, e também as mulheres.