Promessas e falas de Romeu Zema são confrontadas por deputados

Com dados sobre as dificuldades da categoria de Segurança Pública e acordos não cumpridos, chefe do Executivo é tachado de mentiroso

02/04/2024 – No Dia da Mentira, 1º de abril, a Comissão de Segurança Pública da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) realizou audiência pública para confrontar falas e promessas do governador Romeu Zema (Novo) com a realidade da categoria no Estado. O presidente do colegiado, deputado Sargento Rodrigues (PL), pontuou pontos de dificuldades enfrentadas pelas forças de segurança.

Dentre as mentiras acusadas pelo parlamentar, está o desvio de R$ 7 bilhões do Instituto de Previdência dos Servidores Militares (IPSM) , referente às contribuições previdenciárias patronais que o Estado devia recolher à instituição. Segundo Sargento Rodrigues, os recursos estão sendo direcionados para o caixa único e, provavelmente, usado para os repasses aos municípios.

Em vídeo, o governador prometeu regularizar as contribuições. O deputado também criticou cortes de convênios entre o IPSM e hospitais, laboratórios, clínicas, médicos e dentistas, prejudicando o atendimento aos beneficiários.

A confrontação de informações foi feita por uma apresentação que comparava vídeos gravados pelo governador e informações colhidas pela comissão, com base, inclusive, em respostas oficiais de órgãos do próprio Executivo.