Entre Linhas do Folha

Dengue
Apesar da secretária de Saúde, Fabiana Carvalho, garantir recuo da dengue em Itabira, o município apresentou quase 500 novos casos entre os dias 14 e 17 deste mês. A conclusão da secretária toma por base a queda no número de atendimentos na rede pública de saúde. Em prestação de contas aos vereadores, ela informou que no último fim de semana atendeu apenas 65. “Já chegamos a atender 400 pessoas em um final de semana e neste final de semana atendemos 65 pessoas nas nossas unidades”.

Dois anos anulados?
O prefeito Marco Antônio Lage (PSB) corre o risco de ter que explicar o que fez com a arrecadação municipal de dois dos quatro anos do seu governo. Esse é o entendimento do vereador Weverton Vetão, diante da declaração do vice-prefeito, Marco Antônio Gomes (PRD) em entrevista a um jornal da cidade, de que a atual gestão governou apenas por dois anos, devido à pandemia de coronavírus e à epidemia de dengue, agora. O que ele esqueceu de mencionar é que apesar de não terem trabalhado, a receita não ficou suspensa.

Devolvendo
Vetão não perdeu a oportunidade de ironizar a fala do vice. Diante da declaração, ele quer saber então o que foi feito com a receita dos dois anos de governo inoperantes. “Vamos ter que pedir uma apuração aqui, agora. O vice-prefeito disse que só conseguiu governar por dois anos. Pra onde foram os outros anos de recursos da cidade? Já que eles governaram por dois anos, os outros dois anos de recursos foram para onde, para quê, onde foi gasto? É uma pergunta que a gente tem que fazer aqui na Câmara e principalmente fiscalizar para entender”.

Incoerência
A vereadora Rose Félix (MDB) criticou a incoerência da declaração partida de um médico. Para ela, essa foi uma fala de causar indignação, pois a fala dele reflete não na incompetência, o que não parece ser o caso, mas na falta de respeito à inteligência das pessoas. “Ver um médico, vice, dizer que não conseguiu governar por conta de uma doença como a dengue é realmente de entristecer qualquer cidadão. De nos deixar temerosos com o nosso futuro, porque além de não pensar na eleição, que o elegeu pelo potencial como médico, vem me dizer que o governo não conseguiu governar por causa da dengue?”, disse Rose Félix.