Ex-prefeito João Izael
“A gente vai acompanhando os acontecimentos, formando nossas opiniões”
O ex-prefeito João Izael Querino Coelho é nome lembrado entre os eleitores para a sucessão municipal em Itabira. A possibilidade de um sucesso nas urnas é refletida no impacto de qualquer declaração ou ação pública divulgada pela imprensa. Entretanto, ele mesmo não tem um posicionamento definitivo. Apesar de não negar interesse pela corrida eleitoral de 2024, João Izael evita comentar suas pretensões políticas
“Está muito cedo (para tratar da sucessão municipal). A vida de empresário no Brasil não está sendo fácil. Estou focado em manter o meu negócio (empresa) e não está sobrando muito tempo”, declarou ao Folha Popular ao ser questionado sobre sua participação no pleito do ano que vem.
Quando pressionado, o ex-prefeito ainda reforçou que o momento não é oportuno para qualquer declaração, indicando receio com uma possível reação negativa junto ao meio político da cidade. Contudo, o tom usado em suas redes sociais de cobrança a acordos firmados em campanha eleitoral, não deixa muito espaço para dúvidas.
A postagem deixou claro que ele não está apático à situação de Itabira. “A gente vai acompanhando os acontecimentos, formando nossas opiniões. Também tem assunto que é de preocupação de todo itabirano e a gente trabalhou por eles, não tem como não preocupar”.
O ex-prefeito desconversa sobre suas pretensões, num momento em que começa a ter uma participação mais ativa em eventos públicos, ao mesmo tempo que passa a se utilizar de suas redes sociais para defender o próprio ponto de vista de questões relacionadas a Itabira.
No último dia 19, por exemplo, João Izael provocou surpresa ao usar sua conta no Instagram para comentar o tratamento dado à Universidade Federal de Itajubá (Unifei) em Itabira pelo atual prefeito, Marco Antônio Lage (PSB), aquele que ele apoiou nas eleições passadas. Sem citar nomes, o ex-prefeito fez uma advertência e cobrou o cumprimento de promessas feitas na campanha eleitoral, de conclusão do projeto de implantação da universidade em Itabira.
Na postagem, ele admite ter apoiado o prefeito Marco Antônio Lage na candidatura à prefeitura, mas também lembra, que o apoio foi condicionado à conclusão do projeto de implantação da Unifei, considerado a menina dos olhos do seu governo, bem como a criação do terceiro Distrito Industrial de Itabira.
“Pedi sim: a Unifei. O apoio, nas últimas eleições municipais, passou pelo destravamento do projeto da Universidade Federal de Itajubá em Itabira. E no que acredito. Até de live, participei. Não se trata de interesse pessoal. Mas de dar efetividade à opção mais sólida de desenvolvimento socioeconômico para o futuro de Itabira que foi estruturada nos últimos anos”, escreveu ele no post. O compromisso, João Izael ainda lembrou, constou do Plano de Governo apresentado à população.
Embora afirme que a publicação não signifique ruptura entre os dois, o texto, elaborado a partir de manchetes jornalísticas dando ênfase ao posicionamento de Marco Antônio em relação à Unifei, aponta para decepção e necessidade de mostrar isso para o eleitor. “Itabira não pode andar na escuridão. Criar alternativa econômica à exploração do minério de ferro é dever do poder público local. O contrário é irresponsabilidade e insensibilidade com o futuro dos nossos filhos, netos e com Itabira. E, nisso, há divergência. Não é este o caminho que acredito”.
Matéria publicada na edição 788 do Folha Popular