Itabira tem cinco candidatos a deputado estadual e três a federal

Somando com a microrregião, são 10 candidatos à Assembleia e nove à Câmara

Os votos nos municípios do Médio Piracicaba nas eleições gerais deste ano devem ser concorridos por pelo menos 10 candidatos a deputado estadual e nove candidatos a federal radicados na região. O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) e o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), não divulgaram a relação de candidatos por domicílio eleitoral.

Os dados eram públicos até as eleições de 2018. Agora, no entanto, a Justiça Eleitoral alega que “a informação do domicílio eleitoral é considerada um dado pessoal, cuja divulgação não pode ser feita, em razão das restrições da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD)”. A interpretação reduz a transparência aos eleitores, que têm menos informações para embasar seus votos.

Alguns dos candidatos já ocupam cadeiras na Assembleia Legislativa de Minas Gerais ou na Câmara de Deputados e vão brigar pela reeleição. O nome de Bernardo Mucida de Oliveira (PSB), com domicílio em Itabira, por exemplo, aparece entre os 66 deputados estaduais que buscam a reeleição.

A campanha para as eleições começou oficialmente na terça-feira (16). No dia 2 de outubro o eleitorado da microrregião de Itabira, com média de 200 mil eleitores, está apto a eleger presidente da República, governador, senadores, deputados federais e deputados estaduais.

  • FEDERAL DE ITABIRA

Em Itabira, três candidatos com domicílio na cidade concorrem a uma cadeira para a Câmara Federal. Além dos vereadores Neidson Dias Freitas (MDB) e Weverton Leandro Santos Andrade “Vetão” (PSB), Cibele Machado (PTB), única mulher em Itabira concorrendo à cadeira de deputada nessas eleições gerais, também teve a candidatura homologada. Entretanto, o cenário aponta para uma disputa no município polarizada entre os dois vereadores.

A polarização na disputa eleitoral já se tornou uma tradição na cidade. O último deputado federal eleito em Itabira foi em 1998, quando o então ex-prefeito Olímpio Pires Guerra “Li” foi o escolhido para representar o município no Congresso Nacional.

  • REGIÃO

A estes três, somam-se também as candidaturas a federal dos monlevadenses Alessandro Geraldo Dias (Podemos), os ex-vereadores e ex-presidentes da Câmara Municipal, Djalma Bastos (PSD) e Guilherme Nasser (PSB), além do empresário e ex-provedor do Hospital Margarida, José Roberto Fernandes (Avante). De São Domingos do Prata, Arlan Dias Martins “do Povão” (PDT); e de Dionísio, Hermes Freitas da Costa “Noratinho” (Avante).

  • ESTADUAL DE ITABIRA

Para deputado estadual em Itabira, a disputa deve ficar entre o ex-prefeito João Izael Querino Coelho (PMN) e o deputado Bernardo Mucida. Eles também farão frente aos ex-vereadores Carlos Henrique Silva Filho “Carlin do Sacolão” (PSDB) e Alexandre Faria Martins da Costa “Banana” (PT) e ao publicitário Dalton Henrique de Albuquerque (Podemos).

Vindo da região, os itabiranos ainda terão que concorrer para a Assembleia Legislativa com o experiente Tito Torres (PSD) que busca o terceiro mandato. Outro concorrente forte é o ex-prefeito de Santa Bárbara, Lélis Braga. Assim como João Izael, ele além de ter sido prefeito por duas vezes na sua cidade, presidiu a Associação dos Municípios da Microrregião do Médio Rio Piracicaba (Amepi).

Ainda na região, foram lançados os nomes da monlevadense Andréia Brito (PSB) e da belavistana Bárbara Katharine Soares dos Santos (Solidariedade). As duas disputaram as últimas eleições como vices, em João Monlevade e Bela Vista de Minas, respectivamente, e agora querem uma vaga na Assembleia de Minas. O ex-vereador Roberto Romualdo de Oliveira “Robertinho DVO” (Avante) também teve o seu nome publicado no site DivulgaCand.

Em Minas Gerais serão escolhidos 53 deputados federais e 77 estaduais.

Matéria publicada na edição 766 do Folha Popular