Defasagem salarial e insegurança provocada pela onda de demissões na Vale potencializam a volta de Paulo Soares ao Metabase

Disputa por sindicato milionário começa nos próximos meses

O ex-presidente do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Extração Mineral e de Pesquisa, Prospecção, Extração e Beneficiamento do Ferro e Metais Básicos e demais Minerais Metálicos e não Metálicos de Itabira e Região (Metabase) Paulo Soares de Souza, que anda meio sumido dos holofotes, a quatro meses da eleição da instituição, admitiu em uma ligação rápida ao Folha Popular, que pode ser candidato à presidência do sindicato nas próximas eleições. “Nós temos sido muito procurados e estamos conversando”, disse Paulo Soares, quando questionado sobre rumores de uma possível candidatura dele.

Ele explicou, entretanto, que foi em atendimento aos pedidos de parte de trabalhadores e apoiadores que aceitou discutir o assunto. As conversas, porém, ainda estão se iniciando. “A gente está conversando sobre a formação de uma chapa. A concretização dessas negociações vai depender desse diálogo e dos interesses”, afirmou ele.

Apesar de não negar seu interesse em voltar a presidir o Metabase, o maior sindicato da região, Paulo Soares optou neste primeiro momento pela discrição. “Ainda não tem nada decidido. Mas quando tiver, vamos tornar público sim”, ponderou.

Pela defasagem salarial reclamada pelos trabalhadores da Vale, principal empresa representada pelo Metabase, e a insegurança provocada pela onda de demissões, principalmente entre funcionários antigos, Paulo Soares inicia sua movimentação com otimismo, acreditando em grandes possibilidades de chance de retomar o poder da instituição.

Paulo Soares esteve à frente do Sindicato Metabase por quatro mandatos consecutivos. Ingressou na política sindical em 1997, quando foi eleito diretor-executivo do Metabase. Em 2003 foi eleito presidente do sindicato e reeleito por mais três mandatos.
Foi eleito presidente pela primeira vez em 2003. Em 2012, assumiu uma cadeira representando o trabalhador no Conselho de Administração da Vale.
Em 2018, após perder a eleição para o atual presidente, André Viana Madeira, Paulo Soares se despediu do Sindicato Metabase. A eleição é realizada a cada quatro anos, no período de agosto.

O Folha Popular tentou ouvir o atual presidente sobre as eleições e a provável candidatura de Paulo Soares. Um e-mail com questionamentos foi encaminhado a ele e a sua assessoria de imprensa, mas até o fechamento desta edição, ele ainda não havia dado retorno.

Matéria publicada na edição 756 do Folha Popular