Câmara de Santa Maria cria Semana de Prevenção ao Suicídio

Proposta do presidente Jair Lage foi aprovada por todos os vereadores

  • EM FAVOR DA VIDA

Foi aprovado por unanimidade o projeto 20/2022, do vereador Jair Lino de Carvalho Lage (Cidadania), para inclusão no calendário oficial de Santa Maria de Itabira a da Semana Municipal de Valorização da Vida e Prevenção ao Suicídio. O projeto santa-mariense se inspira no projeto de lei do Congresso Nacional, na Política Nacional de Prevenção da Automutilação e do Suicídio.

A iniciativa pretende, com apoio do Executivo, que se promovam debates, palestras, seminários, audiências públicas, esclarecimentos, propagandas publicitárias via mídias sociais a respeito da prevenção ao suicídio, sobretudo neste mês, em que é realizada a campanha Setembro Amarelo.

Na justificativa que acompanha o projeto de lei, o vereador explica que “dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) apontam que o Brasil é o quarto país latino-americano com o maior crescimento no número de suicídios entre 2000 e 2012, houve um aumento de 10,4% na quantidade de mortes – alta de 17,8% entre mulheres e 8,2% entre os homens. Chama a atenção o fato do número de mulheres que tiraram a própria vida ter crescido mais do que o número de homens no período de 12 anos”.

“Reduzir o suicídio é um desafio coletivo que precisa ser colocado em debate. Esperamos que este projeto de lei ofereça uma resposta que não pode ser o silêncio. As chances de chegar-se às pessoas que precisam de ajuda dependem da visibilidade, de campanha como a denominada Setembro Amarelo, a ser desenvolvida anualmente durante o mês de setembro, com o objetivo de potencializar as ações continuamente exercidas pelo poder Executivo em prol da vida”, escreve ainda o autor do projeto.

Matéria publicada na edição 768 do Folha Popular