Além dos amigos forasteiros, Marco Antônio passa a beneficiar a família, acusa vereador

Estrada recuperada seria exclusiva para acesso ao sítio de sobrinho do prefeito

O vereador Roberto Fernandes Carlos de Araújo “Robertinho da Autoescola” (MDB) denunciou o uso supostamente irregular de maquinários da Prefeitura de Itabira pelo prefeito Marco Antônio Lage (PSB). O parlamentar destacou que recebeu a denúncia de moradores do Morro Redondo, pouco antes da reunião do último dia 4. Eles aguardam pela promessa das máquinas serem levadas às estradas rurais para melhorar o acesso. De acordo com o vereador, elas estão praticamente intransitáveis e requerem intervenção urgente.

Entretanto, os equipamentos, segundo os denunciantes, foram levados ao terreno de propriedade de um sobrinho do prefeito.

  • Com vídeo e fotos

Robertinho mostrou aos colegas e público vídeos e fotos do suposto uso indevido da máquina da Prefeitura na fazenda do sobrinho do prefeito. No vídeo, aparece um caminhão tombado no local. O incidente, segundo o vereador, teria ocorrido durante a realização do trabalho.

Vereador Robertinho aguarda informações do administrador do distrito

Ele expôs que o privilégio a pessoas do círculo afetivo do prefeito não é novidade para o itabirano, ele já foi denunciado de favorecimento a secretários trazidos de fora por questão de amizade, mas que a Câmara não pode deixar como está.

“Senhor presidente, estava beneficiando aí secretariado que é de fora. Agora, ele chegou para dentro de casa. Beneficiar a família, e a população?”, questionou, apontando para a precariedade das estradas rurais.

O vereador também disse que a situação ainda se torna pior pelo fato de as estradas vicinais do município não estarem sendo cuidadas pela gestão, ao passo em que máquinas estão em propriedade de parentes do prefeito.

“Tem estradas aí, senhor presidente, que está [sic] intransitável, que caminhão não sobe nem desce, que menino não chega na escola na hora certa. Agora, a máquina não tá sobrando para fazer trabalho público não, tá sendo usada para beneficiar o sobrinho do prefeito”, disparou.

Diante da desconfiança, o vereador ficou de ir comprovar as denúncias pessoalmente para tomar as devidas providências, as quais ele disse entender que estão enquadradas em improbidade administrativa.

Sidney do Salão: “sempre que precisar, vamos levar as denúncias para o Ministério Público”

A denúncia encontrou apoio de outros colegas da oposição. O vereador Sidney Marques Vitalino Guimarães “do Salão” (PTB), mostrando indignação, se dispôs a ajudar o colega na denúncia contra o prefeito. Ele aproveitou para lembrar diversas outras denúncias feitas pelos vereadores contra o prefeito, por irregularidades, e disse que eles estão ali para fiscalizar o Executivo e sempre que precisar, vai levar as denúncias para o Ministério Público.

A vereadora Rosilene Félix Guimarães “Rose” (MDB) aproveitou para dar um recado ao líder do governo na Câmara e demais vereadores da base em tom de advertência.

Vereadora Rose Félix: “estamos aqui na Casa para apurar os fatos e para agir”

“Tudo aí tem consequência para o governo, então os vereadores, inclusive os vereadores da base, estejam preparados aí para os próximos capítulos que a cidade de Itabira vai viver, porque nós vamos precisar mostrar para o itabirano, que realmente nós estamos aqui na Casa para apurar os fatos e para agir com o nosso dever de fiscalização de forma imparcial”, disse, enumerando as últimas denúncias discutidas em plenário.

Vetão: “líder e não advogado do governo”

O líder do governo, vereador Weverton Leandro Santos Andrade “Vetão” (PSB), se eximiu da responsabilidade pesada sobre o prefeito, em relação à denúncia feita pelo vereador Robertinho, lembrando que é líder e não advogado do governo.

A reportagem do Folha Popular solicitou da Assessoria de Comunicação da Prefeitura um posicionamento sobre as denúncias. Até o fechamento desta edição, não obtive respostas.

Matéria publicada na edição 789 do Folha Popular

Assessoria de Comunicação envia resposta após edição fechada e em fase de impressão

Nota da íntegra: “A Prefeitura de Itabira nega veemente a execução de obras em terrenos particulares. Os serviços de melhorias realizados nas estradas rurais da comunidade do Macuco são os mesmos que estão sendo realizados em centenas de quilômetros nas zonas rurais de Itabira e dos distritos de Ipoema e Senhora do Carmo. No trecho específico, citado pelo vereador, foram beneficiadas quase uma dezena de propriedades que estão instaladas às margens da via rural, e não apenas uma, como quis induzir o parlamentar”.