Vereadores prestaram homenagem aos 249 anos da Polícia Militar com a entrega de um título. O capitão aproveitou para divulgar a campanha
- É CRIME E CABE MULTA E PRISÃO
25/06/2024 – Para evitar os riscos decorrentes do uso do cerol e da linha chilena nas brincadeiras com pipas, a Polícia Militar de Itabira aderiu à campanha do Governo de Minas Gerais voltada para a conscientização da população sobre o problema. Sob o título Cerol Mata, a campanha traz peças gráficas e informes publicitários que alertam para as mortes decorrentes de acidentes com a linha cortante. A corporação policial também está se colocando à disposição das escolas e empresas da cidade para levar palestras e informações sobre o tema.
A campanha foi divulgada pelo capitão Welington Ribeiro Caldeira durante a reunião ordinária da Câmara Municipal de terça-feira (11). Na ocasião, os vereadores prestaram homenagem aos 249 anos da Polícia Militar de Minas Gerais, com a entrega de um título de honraria. O capitão aproveitou para divulgar e chamar atenção para a campanha Cerol Mata.
A campanha entra com o trabalho preventivo, realizando palestras e promovendo oficinas em escolas e empresas, com orientação às pessoas sobre a forma correta de empinar papagaios, sem linhas cortantes e em locais onde não há risco de atingir a rede elétrica.
O objetivo é informar sobre os tipos mais comuns de ferimentos causados pelas linhas cortantes, como cortes profundos no pescoço, sofridos, principalmente, por motociclistas, além de ferimentos nos braços e rosto, agravados pela queda de motos em movimento.
O policial destacou ainda que a legislação estadual proíbe o uso de linhas com cerol ou linha chilena para empinar papagaios, ficando o responsável sujeito a pagamento de multa, que varia de R$ 100 a R$ 1.500. O autor ou responsável pode ser punido também criminalmente nos casos em que causar vítimas de ferimentos ou de morte.
- Matéria publicada na edição 812 do Folha Popular