Print de vídeo enviado por morador
Pessoas que saíam do hospital ou pronto-socorro sentido Centro pela Irmãos D’Caux, por exemplo, tiveram que voltar e passar pelas avenidas Carlos Drummond e Daniel de Grisolia
- Ninguém passa (VEJA VÍDEO)
16/10/2023 – A Prefeitura de Itabira cercou e proibiu a passagem de pedestres na rua Irmãos D’Caux, Centro, na tarde deste domingo (15) para a montagem estrutural de encerramento da 1ª Mostra de Arte Pública, alusiva ao aniversário de 175 anos de emancipação político-administrativa da cidade, comemoração que se estendeu entre os dias 7 e 15 deste mês.
A reportagem do Folha Popular recebeu um vídeo enviado por morador mostrando seguranças barrando um casal que tentava passar pela rua, cercada desde o muro da Escola Estadual Mestre Zeca Amâncio (Eemza) até a praça do Expedicionário, onde ocorreria inauguração e shows de encerramento.
Para acessar a região bancária, por exemplo, o pessoa tinha que voltar da Irmãos D’Caux e passar pelas avenidas Carlos Drummond de Andrade e Daniel Jardim de Grisolia.
Por volta das 17h30, a reportagem foi ao local e conversou com a coordenadora de segurança, que informou apenas o primeiro nome, Larissa. Ela justificou que a rua foi fechada por um curto período de tempo por questão de segurança. Disse ainda que moradores da região tiveram acesso livre, contrariando o vídeo e o depoimento dos próprios moradores.
Por fim, a coordenadora de segurança enalteceu a importância do evento, contando que a cidade está mais alegre com as festas e eventos culturais, buscando, com isso, descredibilizar as críticas de moradores e de pessoas que tentaram passar pela rua Irmãos D’Caux das 14h às 16h30 deste domingo.
Como não demonstrou a real necessidade de fechamento da via pública, o Governo Marco Antônio Lage obscurece o direito de ir e vir do cidadão, que é garantido pela Constituição Federal do Brasil (artigo 5º) e também pela Declaração dos Direitos Humanos da Organização das Nações Unidas (ONU), assinada em 1948.