Novo Decreto da Covid: Acesso a supermercado será restrito e cidade terá barreiras sanitárias

Coletiva aconteceu na tarde desta terça-feira (12)

Uma semana após a primeira coletiva como prefeito de Itabira, Marco Antônio Lage volta a convocar a imprensa, desta vez nesta terça-feira (12), para anunciar secretário e novo Decreto para frear a escalada da Covid-19 na cidade.

O encontro aconteceu no auditório térreo do Paço Municipal Juscelino Kubitschek, com participação também do vice, médico Marco Antônio Gomes, da secretária municipal de Saúde, Eliana Horta e da infectologista e referência técnica em Covid-19, Andrea Assis Cabral.

Na oportunidade, o prefeito apresentou o secretário municipal de Fazenda, última peça para fechar a Equipe de Governo. Gilberto Silva Ramos (foto) é professor e profissional contábil com larga experiência em setores públicos e privados da região metropolitana de Belo Horizonte.

Logo após a breve apresentação e assinatura do termo de posse, as atenções se voltaram aos números da pandemia. Até o dia 11, foram registrados 6.141 casos, sendo que 5.778 se recuperaram, 28 seguem internados ocupando um total de 48% dos leitos do Hospital Nossa Senhora das Dores e 43% do Hospital Municipal Carlos Chagas. Até a data, 49 pessoas morreram vítima da doença.

“Seguimos na onda amarela, ainda em situação confortável, mas nossa transmissão está em alta. Hoje, o índice está em 1,03, o que significa que, para cada grupo de 103 pessoas contaminadas, outras 103 são infectadas. Isso chama nossa atenção e nos obriga a publicar o Decreto 015, que traz uma série de medidas educativas, não restritiva, para que possamos entrar na onda verde do Minas Consciente”, diz Marco Antônio.

Entre as normas estão:

  • Ônibus: apenas passageiros sentados, com acesso apenas com máscara e oferta de álcool gel. A concessionária irá aumentar o número de ônibus circulando e idosos, com carteirinha, apenas das 10h às 16h e das 20h às 6h.
  • Bares, restaurantes e similares: Das 9h às 22h.
  • Supermercados: Passa a funcionar das 7h às 21h. A partir do dia 18, próxima segunda-feira, acesso será por meio do número final do CPF sendo, em dias pares, CPF com número final par, em dias impares, com final ímpar.
  • Clubes: As piscinas não poderão ser usadas, como também saunas.
  • Barreiras: A partir do dia 18 de janeiro, a cidade terá barreiras sanitárias em todos os pontos de entrada.

Veja todas as medidas do Decreto aqui.