Itabira recebe campeonato de tiro e conquista as três primeiras posições

A nova modalidade oferecida pelo clube promete agregar ainda mais para o esporte de tiro esportivo em toda a região

11/04/2025 – O Clube de Tiro de Itabira Voraz foi sede no domingo (6) da primeira etapa do Campeonato Interclubes, junto com a inauguração da pedana de trap (tiro ao prato). Além de anfitriã, Itabira se consolidou como grande destaque nessa regional ao conquistar três medalhas na nova modalidade.

Itabira ainda saiu na frente, em questão de inclusão, ao trazer na equipe atletas femininas; duas mulheres.

Na ocasião, também foi realizada uma ação beneficente com a arrecadação de alimentos, destinados à Loja Maçônica União e Paz para que realize as doações.
O campeonato reuniu na cidade vários atiradores dos clubes da região, entre eles o Clube de Tiro e Caça Dragões da Prata (São Domingos do Prata); Clube de Tiro Alvo Certo (Santa Bárbara); Minas Clube de Tiro (Belo Oriente); The Shooter Tactical Training (Alvinópolis), além do clube anfitrião do evento, o Clube de Tiro Voraz (Itabira).

Ao todo, foram 40 atletas, sendo 23 itabiranos. Dentre os participantes, o clube de Itabira se destacou com a participação.

Na modalidade trap, (tiro ao prato) Itabira conquistou as três primeiras posições.
As modalidades em disputa foram trap, revólver; calibre maior e calibre menor, pistola; calibre maior e calibre menor e carabina; calibre maior e calibre menor.
A competição acontece em cinco etapas, que se estendem até novembro. Cada etapa é realizada em um clube participante. A próxima será realizada no Clube Caça Dragões da Prata, em São Domingos do Prata, no dia 3 de maio.

De acordo com relato de praticantes, a prática do tiro esportivo trabalha corpo, mente, melhora a concentração e o autocontrole e ajuda a aliviar o estresse, além de permitir a socialização. Entretanto, a prática esportiva exige disciplina e que o atleta se comprometa a seguir rigorosamente as regras e orientações de segurança.

“Para participar do Campeonato Interclubes o interessado deve possuir CR (certificado de registro como atirador desportivo junto ao Exército Brasileiro) e estar filiado a algum dos clubes participantes”, informou o diretor do clube itabirano, Erivelton Bastos de Oliveira.