Dezessete atiradores representam Itabira em campeonatos Mineiro e Brasileiro da modalidade

Árbitro do campeonato e atirador Élvis Silva e presidente do clube Voraz, Erivelton Silva

  • VORAZ CLUBE DE TIROS

16/07/2023

Itabira já tem presença confirmada para a quinta etapa do Campeonato Mineiro e Brasileiro Online de Tiro Prático. A disputa acontecerá entre os dias 31 de agosto a 3 de setembro, marcando a última etapa online da competição. A sexta etapa será presencial, quando os atletas participantes estarão reunidos em Belo Horizonte. O evento é esperado para outubro e deve reunir atiradores de todo o estado de Minas Gerais e outros cantos do país.
Somente de Itabira, são 17 atiradores esportivos. Vence quem tiver maior pontuação na somatória das etapas. Os vencedores serão premiados com troféus e medalhas do 1° ao 3° lugar de cada modalidade.

De acordo com o presidente do Voraz Clube de Tiro de Itabira, Erivelton Silva, os campeonatos Mineiro e Brasileiro Online consiste em cinco etapas online e uma presencial, onde os clubes do Brasil realizam suas provas e cadastram a pontuação dos atletas em um banco de dados. Vence o participante que somar maior pontuação nas seis etapas.

Atletas durante a quarta etapa do Campeonato no estande do Voraz

Itabira participa do campeonato desde de 2020. Este ano, o município está representado por 10 atletas federados disputando o Campeonato Mineiro e sete atletas confederados disputando o Campeonato Brasileiro em três modalidades que são TRP – Tiro Rápido de Precisão, SR – Saque Rápido e NRA Rápido.

O clube foi fundado em 2018 e está localizado na estrada de Itabira ao distrito de Senhora do Carmo. O evento é aberto para os adeptos ao esporte sem cobrança de entrada. Entretanto, o acesso exige a utilização de EPIs, como óculos e abafadores de ruído.
Anualmente, são premiados os três melhores de cada categoria, sendo elas: light, revólver, pistola, CCP e MR, classic, production e production optics. Em 2022, os atletas conquistaram 17 medalhas no estadual, nas diversas categorias e uma medalha no nacional. A expectativa é de melhorar ainda mais a premiação.

“Em 2023 os atletas de Itabira estão muito bem ranqueados tanto no Estadual quanto no Nacional, podendo chegar a conquistar mais de 20 medalhas”, disse o presidente.
Embora discriminado e pouco popular, Erivelton Silva ressalta que o esporte também traz benefícios para a cidade, que recebe atletas de outros municípios e estados, garantindo movimentação na rede de hotelaria, turismo, gastronomia e outros setores.

Matéria publicada na edição 789 do Folha Popular