Corredores de fibra Ricardo Alves e o cadeirante Claudiney Cazzoto
13/01/2024 – “Eu nunca teria participado da Volta da Pampulha se não fosse o apoio e a motivação dos colegas que participaram direta e indiretamente da corrida”. Esse é o relato de Claudiney Cazzoto, técnico em compras da Cenibra e cadeirante. Recém-chegado na empresa e buscando viver novas experiências, viu a oportunidade chegar por meio de uma ação do programa Qualidade de Vida e da solidariedade aos corredores de fibra.
A iniciativa da Cenibra foi inspirada pelo Pernas Solidárias, um projeto de inclusão social que permite que pessoas com deficiência possam fazer parte de corridas de rua em triciclos adaptados com o apoio de corredores/guias.
Um dos participantes foi o técnico de suprimentos, Ricardo Alves. O atleta participou de outras edições da Volta da Pampulha, mas pela primeira vez como guia. “Ser uma perna solidária vai muito mais além de todas as experiências, é uma mistura de amor, responsabilidade e desafio”, disse.
Colaboradores da Cenibra em foto com medalhas da corrida
Realizar a prova sendo guia foi a realização de um sonho para Ricardo, pois o desejo já pulsava em seu coração. Além de buscar alcançar as primeiras classificações, seu maior objetivo era proporcionar ao colega Claudiney momentos de diversão e alegria com máximo de conforto e segurança.
O laboratorista e atleta Ricardo Fraga, já representou a Cenibra na Volta da Pampulha 12 vezes e nunca havia imaginado ser uma perna solidária. Ele descreveu como “impactante, pois quando realmente percebi que éramos uma equipe, as angústias e dores comuns em objetivos pessoais, não existiam. Me senti bem como equipe, o que resultou uma melhor performance”.
A responsável pelo programa Qualidade de Vida da Cenibra, Sônia Silva, reforça o compromisso da empresa em ultrapassar as fronteiras convencionais, para construir uma rede corporativa que valoriza a diversidade, a solidariedade e cultiva o respeito e a inclusão das pessoas. “Este é o propósito do programa Qualidade de Vida: estimular os colaboradores e familiares a desenvolver bons hábitos, cultivar um estilo de vida saudável e incentivar a prática de atividades físicas para todos”, diz.
Há mais de 10 anos, a Cenibra participa com seus colaboradores da Volta Internacional da Pampulha. Nesta 24ª edição, realizada no mês de dezembro em Belo Horizonte, dois colaboradores com mobilidade reduzida participaram e conquistaram 1º e 2º lugares na categoria especial cadeirantes com guia.
- Sobre a Cenibra
Constituída em 13 de setembro de 1973 e localizada no leste de Minas Gerais, a Celulose Nipo-Brasileira S.A. (Cenibra) opera com uma unidade industrial em Belo Oriente, com duas linhas de produção de celulose branqueada de fibra curta de eucalipto e capacidade instalada de 1,2 milhão de toneladas/ano. A empresa está presente em mais de 80 municípios mineiros, com cerca de sete mil empregos diretos. - Matéria publicada na edição 801 do Folha Popular