Pelo menos sete cidades da região garantem Carnaval neste ano

  • TRÊS ANOS SEM FESTA MOMO

Depois da pandemia, agora os prejuízos com as chuvas em alguns municípios impossibilitam a folia

Depois de dois anos sem Carnaval devido à pandemia de coronavírus, cidades da região do Médio Piracicaba retornam com as festas de Carnaval neste ano e aguardam milhares de foliões. Além de Itabira, a folia está de volta em pelo menos mais seis cidades na região.

Em Itabira, com o tema “Eu quero é botar meu bloco na rua”, a folia foi dividida em dois períodos. A programação se inicia com um pré-Carnaval, que acontece nos dias 10, 11 e 12 de fevereiro. Durante os três dias de festa, os blocos itabiranos “Madalena não gosta de poema”, “Altamente”, “E agora, môfi?”, “Nós que aqui estamos por vós esperamos”, “Calangodum” e “Dinossauros do rock”, farão a alegria dos foliões.O pré-Carnaval itabirano também terá shows dos grupos Bartucada (Diamantina), Pata de Leão (BH), Domilindró (BH) e Chama o Síndico (BH).

A festa continua entre os dias 17 e 21, datas oficiais do Carnaval, com o já tradicional Carnaval de marchinhas e outros shows. As festividades ocorrerão, como de costume nas praças do Pará e Campestre, das 14h à 1h.
E visando garantir uma participação democrática da população, o evento ainda terá programação descentralizada.

No dia 18 (sábado), a folia chega a três lugares diferentes.
Às 10h, no Carnaval de Ipoema, na praça Augusto Guerra. A avenida Cristina Gazire, a partir das 15h recebe o CarnaPraia e os bairros Fênix e Santa Ruth recebem o Ala Show Itabira a partir das 16h.

No dia 19 de fevereiro (domingo), o Mundo Mágico do Batuque no Carnaval dá início à animação com participação no Ginásio Poliesportivo do Juca Batista, a partir das 12h.
O Carnaval Abre Alas, leva a animação para Candidópolis, a partir das 14h, ao lado da igreja. Antes, às 9h, tem o Carnaval da Esperança, no Campo do Boa Esperança e o Ala Show Itabira acontece às 16h no Santa Marta.

No dia 20 de fevereiro (segunda), a folia acontece com o Carnaval dos Alves, às 13h, no campinho da comunidade. Também às 13h, moradores do Santa Tereza recebem o Carna Santê, na praça Sebastião Damásio, e no Gabiroba a folia acontece a partir das 16h com o Ala Show Itabira.

Encerrando as festividades descentralizadas, no dia 21 de fevereiro (terça), o Samba da Resenha toca no Esplanada da Estação, a partir das 14h, na avenida Duque de Caxias. E às 16h tem Ala Show Itabira, no Caminho Novo.

  • REGIÃO

Conceição do Mato Dentro também esticou a programação carnavalesca. Com o Grito de Carnaval, deu início às festividades no dia 2. No dia 16 de fevereiro, tem encontro dos blocos carnavalescos, nos dias 18 e 20 tem baile da Terceira Idade no Mercado Municipal, das 19h às 22h30, e entre os dias 17 e 21 de fevereiro muita animação no Mercado Municipal. No domingo e terça-feira de Carnaval ainda haverá matinês das 14h às 17h.
A programação está em fase de finalização.

Itambé do Mato Dentro também retorna com o Itambé Folia. Os detalhes da programação estão sendo concluídos para divulgação posterior. Mas a Prefeitura adianta que a tradição será mantida, com oferta de várias opções de lazer e entretenimento, considerando a condição natural da cidade, que inclui grutas, picos, cachoeiras, praias naturais, áreas de camping e infraestrutura para receber foliões.

Em Santa Bárbara a festa momesca será feita pelos tradicionais blocos dos sujos, entre eles “A Turma da Esquina” e o “QMAM”. A novidade para este ano está no encontro desses dois blocos mais antigos da cidade na terça-feira (21), encerrando o Carnaval da cidade. É a primeira vez que isso acontece. Com isto, a expectativa é de que a terça de Carnaval seja ainda mais animada do que nos anos anteriores.

Os dois blocos são sem fins lucrativos e tudo que arrecadam é reinvestido na cultura e nas ações sociais em parcerias com associações e ONGs.

A Prefeitura de São Gonçalo do Rio Abaixo preparou o Gonçalo Folia. Serão cinco dias de muita programação, agitada com a participação de blocos tradicionais e estreantes, bandas e DJs. O evento será concentrado na praça Central.

As atrações da festa são DJ, banda Phasis, Ralan e Rafael, banda Vitamina Com Cevada, Lipe Souza, banda Santa Cecília, Pop Show, banda Expresso, banda Companhia e banda San Remo.

E no domingo tem matinê para as crianças com o bloco Algodão Doce e show, banda Expresso e Companhia.
Barão de Cocais também definiu para a retomada do Carnaval, mas a programação ainda não foi fechada.

  • TERCEIRO ANO SEM CARNAVAL

São Domingos do Prata, devido aos problemas provocados pelas chuvas durante o mês de janeiro, suspendeu o Carnaval. De acordo com o prefeito Fernando Rolla, as condições atuais da cidade não permitem manter o Carnaval. “Precisamos pensar em reconstruir São Domingos de Prata. Temos muitos problemas, nas estradas, nos bueiros, em questão de água nas moradias, barrancos caindo. Então, realmente precisamos ter bom senso para tentar resolver esses problemas”.

A mesma decisão foi tomada pelos municípios de Santa Maria de Itabira, São Sebastião do Rio Preto e Santo Antônio do Rio Abaixo. Mas o prefeito de Santa Maria, Reinaldo Santos (PSD), liberou as estruturas municipais para o uso dos blocos independentes durante os dias de carnaval.

  • MONLEVADE ATEMPORAL

Em João Monlevade, a folia é antecipada, com uma programação de pré-carnaval, o “Esquenta Monlé”. O evento acontece no dia 11 de fevereiro (sábado), na praça do Povo, em Carneirinhos, durante todo o dia, com atrações musicais, cortejo de blocos e diversão para o público infantil.

A programação inclui matinê com início às 9h, com o Matinê do Esquenta, que contará com pintura facial, agitadores culturais, pipoca, algodão-doce, concurso de fantasias e música de Carnaval, com encerramento às 12h.

Às 14h, a festa segue com o cortejo do bloco “Parei de beber”, saindo da praça do Lindinho em direção à praça do Povo, e apresentação de show de Djs. Logo após, às 15h30, será a vez do cortejo do “Bloco do Tineca”, que contará com a bateria do Bloco do Sujo, de São Domingos do Prata, com cortejo saindo da avenida Getúlio Vargas, esquina com Hidelbrando Santana, até a praça do Povo, com apresentação no local das 16h às 18h.

Matéria publicada na edição 779 do Folha Popular