Prefeito Ronaldo Sá e o vice Kléber Batista sopram vela de bolo simbólico ao aniversário de 59 anos de emancipação da cidade
- 59 anos de emancipação
A hospitaleira e carismática cidade de Passabém recebeu no feriado do dia 19 de março grande público para festejar o padroeiro, São José, e o aniversário de 59 anos de emancipação política.
As celebrações tiveram início com a novena ao santo padroeiro, de 10 a 18 de março, com missas e procissões. No dia 19, Dia de São José, teve também queima de fogos, hasteamento de bandeira e apresentação da Marujada Nossa Senhora do Rosário, da comunidade da Bolívia, sob coordenação da Paróquia São José.
Apresentação da Marujada Nossa Senhora do Rosário, da comunidade da Bolívia
A Prefeitura, juntamente com a comunidade escolar e secretarias, enriqueceu a programação com momento cívico em comemoração ao aniversário, oficialmente no dia 30 de dezembro, contudo, celebrado no dia 19 de março. O ponto alto foi justamente neste dia. Logo pela manhã, alunos das escolas expuseram trabalhos fotográficos, promoveram a feira gastronômica e empreendedora, ofertando o popular pastel de angu, quitandas e bebidas artesanais, recitaram poema e fizeram homenagem. Moradores emprestaram quadros e fotos alusivas ao município para exposição na fachada da Prefeitura.
Ronaldo e Kléber comprimentam as irmãs de Heloisa Rangel, Tereza Costa e Auxiliadora Costa
O prefeito Ronaldo Agapito de Sá destacou a importância dos festejos religiosos e cívicos de Passabém, suspensos por dois anos devido à crise sanitária da Covid-19. “Hoje, temos um número expressivo de pessoas vacinadas com a segunda e terceira dose contra a Covid. Isso nos permitiu baixar decreto suspendendo o uso de mascara em locais abertos e nos encorajou a promover a festa em parceria com a Paróquia São José que, mais uma vez, está de parabéns. É um recomeço em se tratando de eventos e esperamos não parar mais, pois sabemos da importância cultural e social de nossas festas”, disse Ronaldo Sá.
A mesa de honra do evento contou ainda com o vice Kléber Batista Meireles, o presidente da Câmara, Luciano de Moura Viana, a policial militar Rosiane Rodrigues dos Santos, representando o comandante do destacamento local, Heliomar Celso do Nascimento, a secretária municipal de Educação, Viviane Oliveira de Sá e o diretor da Escola Estadual Luiza dos Santos Ferreira, Fabrício Catizani Morais.
A banda Euterpe Itabirana abrilhantou o evento entoando os hinos nacional e de Passabém, canções como “A praça” entre outras
Após as considerações, o público assistiu a apresentação do poema Casa do Amigo, de Roseana Murray, escolhido por retratar a maneira carinhosa de Passabém, uma casa acolhedora e hospitaleira, onde as portas estão sempre abertas, com um saboroso cafezinho e uma boa prosa. A declamação do poema foi feita por alunos do segundo período do Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) da Mônica.
Logo após, foi a vez da apresentação da Marujada Nossa Senhora do Rosário, da comunidade da Bolívia, orgulho cultural e religioso de Passabém.
Muito entusiasmo no parabéns para você entoado pela banda Euterpe
Também na manhã de sábado, a banda Euterpe Itabirana abrilhantou o evento entoando os hinos nacional e de Passabém, canções como “A praça” e o parabéns para você.
Neste ano, o bolo de aniversário de Passabém, com cerca de 250 quilos, foi dividido em mil potes, o que facilitou a distribuição, com total higiene e praticidade.
Emoção em homenagem a autora do hino a Passabém
Rafaela Meireles apresentou a biografia da escritora, autora do hino a Passabém, Heloisa Rangel
Rafaela Meireles, aluna do quarto ano do ensino fundamental da Escola Municipal Euclides Ferreira de Sá, subiu ao palco e apresentou a biografia da escritora, autora do hino a Passabém, Heloisa Costa Rangel. A homenagem foi acompanhada pelos familiares de Heloisa Rangel, que faleceu em novembro de 2021 aos 82 anos, em Belo Horizonte, onde residia com seus dois filhos, que chegaram a Passabém logo depois devido ao pesado trânsito na BR-381.
Filhos e irmãs da autora do hino a Passabém foram recebidos com homenagem
Visivelmente emocionados pela homenagem à mãe, Rogério Vidal Rangel e Rodrigo Costa Vidal Rangel foram recepcionados na praça São José. Ao lado de esposa e filhas, Rodrigo Rangel não dispensou abraços, dizendo estar muito grato pelo reconhecimento a Heloisa Rangel.
Rogério Vidal coloca cinzas da mãe Heloísa Rangel, autora do hino a Passabém, no local onde foi plantado o ipê rosa
Emocionado e com uma urna com cinzas da mãe, Rogério Vidal contou que havia ajustado com a secretaria de Governo, Leana Bittencourt, que iria distribuir as cinzas junto ao plantio de um ipê rosa, na praça São José, o que foi feito com participação de familiares e amigos. Parte das cinzas também foi depositada na lápide da avó, enterrada no cemitério de Passabém. Ele contou também que vai doar o acervo bibliotecário da mãe para a comunidade passabenense. “Ficamos muito gratos pela homenagem e reconhecimento a minha mãe, que hoje estaria fazendo 83 anos. E, conforme desejo dela, vamos doar todos os seus livros para a biblioteca da cidade. E vamos continuar trazendo bons livros para o resto de nossas vidas, por meio de parcerias e amigos em Belo Horizonte, pois sabemos da importância da leitura para a formação de bons cidadãos. E passaremos a visitar com mais frequência Passabém, uma cidade pitoresca e de gente hospitaleira”, disse.
Show de sábado e carreata
Show de Lara Drummond (foto) na praça São José
As celebrações de sábado (19), feriado de São José e aniversário de Passabém, foram encerradas com show de Lara Drummond (foto) na praça São José. No domingo (21), houve repiques do sino pela manhã, missa festiva e carreata com imagem de São José e bênção aos motoristas.
- Veja VÍDEO:
Matéria publicada na edição impressa 754 do Folha Popular