Foto – O calendário reúne várias informações, como Marujada, Cruz das Santas Missões, Imagem de São José
Matéria disponível em áudio
Por meio de trabalhos realizados por alunos do 3º ano do ensino infantil da Escola Municipal Euclídes Ferreira de Sá, Passabém teve 12 dos seus bens culturais protegidos retratados em um calendário. A elaboração do calendário é resultado de uma oficina que integra as atividades desenvolvidas pelo Município na participação da 8ª Jornada do Patrimônio Cultural de Minas Gerais, pela programação do Dia do Patrimônio.
Passabém é uma das cidades participantes da ação, promovida bienalmente pela Secretaria de Estado de Cultura e Turismo, por meio do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha-MG). O tema deste ano é “Caminhos do patrimônio: contemporaneidade e novos horizontes”.
O evento estadual incentiva o desenvolvimento de diferentes atividades como exposições, seminários, cursos e oficinas, bem como ações educativas destinadas a diferentes públicos e faixas etárias, relacionadas à preservação e à promoção do patrimônio cultural. Além de incentivar o reconhecimento, a valorização e a preservação do patrimônio cultural, a participação de Passabém nessa iniciativa do Iepha será considerada para pontuação e captação dos recursos do ICMS Patrimônio Cultural. Os valores serão investidos na conservação dos patrimônios histórico, artístico e cultural da cidade.
Antes da oficina, uma roda de conversa sobre a marujada, transmitida pela internet, proporcionou à população conhecer o histórico dessa manifestação cultural. “Foi um momento muito proveitoso”, comemorou a chefe de Gabinete Leana Bittencourt de Sá.
A escolha dos bens representados pelos estudantes no calendário foi uma iniciativa do Conselho Municipal de Patrimônio Cultural, através da Secretaria Municipal de Cultura.
O trabalho busca levar a todos um processo de conhecimento, apropriação e valorização da sua herança cultural, propiciando a geração e a produção de novos conhecimentos, num processo contínuo de criação cultural, conforme justificativa dos organizadores.
O calendário reúne informações sobre a Casa das Felipe, Roda do Engenho, antiga agência dos Correios, Casa de Dona Efigênia, Casa de Dona Lourdes Drumond. Festas de Agosto, Festa de São José, Praça São José, Cruz das Santas Missões, Imagem de São José, Marujada e Igreja São José.
O público poderá conferir o resultado do trabalho a partir do dia 30, com o lançamento oficial do calendário. Devido aos protocolos da pandemia de covid-19, o lançamento será on-line.
Além da população local, o calendário será distribuído a visitantes e turistas, como forma de divulgação do acervo histórico-cultural da cidade.
Matéria publicada na edição 742 do Folha Popular