São Gonçalo ‘resgata diálogo’ com a Ufop para trazer universidade

Conversa com dirigentes da universidade aconteceu na Prefeitura

O prefeito de São Gonçalo do Rio Abaixo, Raimundo Nonato Barcelos “Nozinho” (PDT) e o deputado estadual, Thiago Cotta (PDB) estiveram em reunião virtual com o vice-reitor da Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop), Hermínio Arias Nalini Júnior, a coordenadora de convênios, Greiciele Macedo e o pró-reitor de Planejamento, professor Eleonardo Lucas Pereira. O tema do encontro, realizado no dia 4, foi a renovação do novo protocolo de intenções para instalação da extensão da universidade no município.

Nozinho reforçou que acredita no potencial de crescimento da cidade em nível regional e deseja gerar mão de obra de qualidade através da universidade. O vice-reitor Hermínio Arias disse compactuar com a proposta do prefeito, com foco no desenvolvimento social, e pretende auxiliar a Prefeitura no crescimento almejado.

O protocolo será revisado quanto a atualização da política pedagógica, adequação às novas regras do Ministério da Educação (MEC), contexto orçamentário, entre outras questões.

Relembre o caso

Em agosto de 2013, primeiro ano do governo do ex-prefeito de São Gonçalo, Antônio Carlos Noronha Bicalho, foi assinado um convênio com o Centro de Estudos Ambientais (CEA) da Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop), que ficaria responsável por estudos e instalação da unidade no município.

Na oportunidade, o convênio previa repasse de R$ 6.305.590,04 da Prefeitura para aquisição de equipamentos, mobiliário, materiais permanentes, insumos e a remuneração de pessoal específico.

No convênio, a Prefeitura se comprometeu a construir um prédio para abrigar o CEA, com 1.456 metros quadrados, em dois pavimentos de 728 metros quadrados cada.
Nada foi feito e não há informações se o CEA recebeu o repasse ou parte dele.

Matéria publicada na edição 743 do Folha Popular