Rede municipal de Passabém terá horário ampliado com ensino integral

Crianças a partir dos seis meses de idade também passam a ser atendidas

  • AS INSCRIÇÕES JÁ ESTÃO ABERTAS

O tempo integral na escola será implantado a partir do próximo mês na rede municipal de ensino de Passabém. A expansão foi anunciada pela primeira-dama do município e ex-secretária de Educação, Vânia Basílio. A iniciativa visa ampliar a jornada escolar dos alunos do ensino fundamental, do pré-primário ao quinto ano, trazendo para eles a oportunidade de participar de atividades artísticas, esportivas e culturais.

Outro objetivo da ação é criar oportunidade para os estudantes recuperarem os prejuízos provocados pela pandemia do novo coronavírus à educação.

“A proposta visa recuperar a aprendizagem dos estudantes que tiveram uma defasagem por causa do teletrabalho e do ensino híbrido em prevenção à Covid 19; e buscar ampliar o tempo de permanência dos estudantes na escola e garantir a sua aprendizagem”, enfatizou Vânia Basílio.

Com a implementação do novo sistema, os estudantes terão a jornada ampliada, com permanência na escola diariamente no período das 7h às 16h45. Além das aulas curriculares de origem, serão ofertados a eles oficinas, aulas de informática, robótica com lego, educação física, práticas experimentais e reforço de português e matemática.

A Prefeitura garantirá todos os materiais escolares, alimentação e uniforme para os alunos, sendo que as refeições serão elaboradas com orientação de nutricionistas.

  • Inscrições para o ensino integral já estão abertas

As inscrições para o ensino integral já estão abertas, mas a adesão é voluntária. No ato da matrícula, os pais ou responsáveis pelo aluno deverão informar suas preferências de manter o aluno no horário antigo ou no horário estendido. A Secretaria Municipal de Educação, entretanto, depende da definição dos pais para contratação dos professores e demais funcionários extras que a mudança exige. “Serão contratados professores para este trabalho, ainda não sabemos quantos. Vai depender da adesão dos pais”, disse a primeira-dama.

Educação em Passabém avança e alcança níveis históricos

Prefeitura construirá o Centro Municipal de Educação para o desenvolvimento de atividades como cinema, teatro e apresentações artísticas e culturais diversas – Imagem do projeto

Desde que assumiu a gestão do Município em 2017, o prefeito Ronaldo Sá tem como prioridade a educação dos passabeenses. No período de 2017 a 2021, a Secretaria Municipal de Educação já consolidou várias ações, dentre elas a construção da Creche Municipal, reforma geral do prédio e reestruturação da biblioteca do Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) da Mônica, construção de duas áreas de recreação nas duas escolas municipais em funcionamento, dentre outras ações.

Mais novidades para 2022

Crianças na biblioteca do Cmei da Mônica

Além do ensino em tempo integral para todos os alunos dos anos iniciais do ensino fundamental, extensivo também para crianças a partir dos seis meses de idade, em 2022 o município terá mais novidade. construção do Centro Municipal de Educação, Lazer e Cultura para realização de eventos e desenvolvimento de atividades como: cinema, teatro e apresentações artísticas e culturais diversas; continuidade da formação de professores durante o ano letivo de 2022 por equipe de formação contratada pela Secretaria Municipal de Educação; pagamento de professores com reajuste do piso do magistério federal; estruturação com mobiliário e equipamentos do laboratório de ciências e da sala de recursos para os alunos portadores de necessidades especiais.

Prefeito Ronaldo Sá: “oferecer um ensino de qualidade, com foco na base, é uma das principais e mais importantes metas da nossa administração”

Com as ações desenvolvidas, a Prefeitura de Passabém alcançará níveis quantitativos de atendimento de alunos nunca alcançados anteriormente.

Os resultados da avaliação externa da aprendizagem dos alunos ainda não foram mensurados devido à pandemia, contudo, as avaliações internas da escola apontam avanços significativos, podendo afirmar que todos os alunos do 3º ano do ciclo da alfabetização estão alfabetizados e letrados.

Matéria publicada na edição 750 do Folha Popular