Estudantes de Passabém encerram semestre letivo com feira de ciências

As atividades foram apresentadas pelos alunos por série das escolas Euclides Ferreira de Sá e Luzia dos Santos Ferreira

MÉTODOS EXPERIMENTAIS

Uma mostra científica, preparada por estudantes das escolas das redes municipal e estadual de Passabém, encerrou mais uma etapa do ano letivo na cidade. Alunos do ensino fundamental da Escola Euclides Ferreira de Sá e do ensino médio da Escola Estadual Luzia dos Santos Ferreira promoveram uma exposição com os trabalhos de ciências desenvolvidos por eles nos meses de maio e junho e apresentados para o público no último dia de aula.

Os métodos experimentais apresentados na feira são desenvolvidos durante as aulas de ciências e biologia. De acordo com a supervisora de Educação, Vânia Basílio, o exercício contribui para o entendimento dos conceitos biológicos ensinados nas aulas de ciências e biologia. “O objetivo é desenvolver os conceitos da área de ciências da natureza por meio de experiências e vivências práticas”, explicou Vânia Basílio.

A feira de ciências é uma importante metodologia de ensino, pois contribui para despertar no estudante o interesse em adquirir conhecimento baseado no método científico.
O discente investiga a temática a ser apresentada, busca informações científicas sobre o processo, interpreta e replica as atividades experimentais em um trabalho com o professor, possibilitando expandir o conhecimento de forma criativa e desenvolvendo habilidades, como pesquisa científica, organização do pensamento e comunicação, entre outros.

A importância da feira é a interação do estudante com o conhecimento por meio das atividades práticas. Estas interações têm um papel importantíssimo na aprendizagem, proporcionando ao estudante ser protagonista. O ensino investigativo trabalhado na feira aguça a busca e a construção ativa do conhecimento”, enfatizou.

As atividades foram apresentadas pelos alunos por série, possibilitando a visitação por toda a equipe escolar, incluindo professores, coordenadores e alunos. “As explanações superaram as expectativas esperadas”, disse a educadora.

Matéria publicada na edição 762 do Folha Popular (14/07/22)