Escola Municipal Euclides Ferreira de Sá contará com laboratório de ciência

O laboratório está em fase de montagem e inclui microscópios, lâminas, reagentes, vidrarias e exemplares de sistemas do corpo humano (Imagens: ilustração)

“O ensino de qualidade pode mudar para melhor a vida de todos”, diz Ronaldo Sá

A Prefeitura de Passabém está implantando o laboratório de ciências da Escola Municipal Euclides Ferreira de Sá, onde funcionará o ensino de tempo integral. O laboratório é o primeiro implantado na escola da cidade. A inauguração do novo serviço oferecido pela instituição de ensino tem início de funcionamento previsto para março.

Sede da Secretaria de Educação

No local, poderão ser realizados experimentos e aulas diferenciadas, já que o espaço funcionará também como sala multidisciplinar. “Neste espaço a proposta é aguçar a curiosidade dos alunos, intermediar um processo de investigação, para que possam aprender por meio da experiência, testar/compreender uma lei científica utilizando situações do cotidiano, conceitos de fácil compreensão para cada faixa etária atendida”, esclareceu a secretária municipal de Educação, Viviane Oliveira de Sá.

As atividades desenvolvidas no laboratório ainda têm por objetivo estimular o desenvolvimento de senso crítico e a habilidade de trabalhar em grupo.

A secretária avalia que a implantação do laboratório de ciências é de suma importância no processo de ensino e aprendizagem dos alunos em qualquer faixa etária. E, disse ela, “quanto mais cedo a criança tem contato com este espaço, melhor será seu desenvolvimento do pensamento científico e em outros aspectos do percurso escolar”.

O prefeito Ronaldo Agapido de Sá (foto) volta a destacar que o investimento no ensino é uma de suas principais metas. “Nossa administração direciona atenção para todos os setores, contudo, o ensino de qualidade sempre nos chama atenção, isso porque ele pode mudar para melhor a vida de todos”, diz Ronaldo Sá.

O investimento foi de aproximadamente R$ 100 mil, com recursos próprios do Município e inclui microscópios, lâminas, reagentes, vidrarias em geral para laboratório e exemplares de sistemas do corpo humano.

Além dos alunos do período integral de ensino, todos os professores da rede municipal poderão fazer uso do laboratório e contarão com a ajuda de um professor de práticas experimentais que ficará à disposição.

O ensino integral também começou a funcionar este ano. O objetivo é ampliar a jornada escolar dos alunos do ensino fundamental, do pré-primário ao quinto ano. Além das disciplinas regulares, o aluno da escola de tempo integral ainda poderá participar de atividades artísticas, esportivas e culturais, oficinas, aulas de informática, robótica com lego, educação física, práticas experimentais e reforço de português e matemática.
Entretanto, a jornada escolar, com a permanência dos alunos na escola diariamente, é ampliada em quase quatro horas, ou seja, as aulas iniciadas às 7h só se encerrarão às 16h45.

A Prefeitura de Passabém garantirá todos os materiais escolares, alimentação e uniforme para os alunos, sendo que as refeições serão elaboradas com orientação de nutricionistas, na própria escola.

Matéria publicada na edição 752 do Folha Popular