As apresentações buscam a valorização da cultura, identidade e história da África e dos afro-brasileiros
- EDUCAÇÃO E CIDADANIA
25/11/2023 – O dia 20 de novembro, Dia Nacional da Consciência Negra, foi marcado por diversas atividades em Passabém. A Escola Estadual Luíza dos Santos Ferreira, preparou uma programação especial durante todo o dia com palestras, música e oficinas de textos, poesias, rodas de conversas e trabalhos de artes plásticas para comemorar a data. O tema foi trabalhado por todas as disciplinas de forma criativa e informativa.
Professores e alunos das séries iniciais
O público recebeu uma demonstração de capoeira, organizada pelos membros e alunos da escola, que encenaram diversos movimentos dessa importante expressão cultural brasileira. No evento, que contou a participação do Cmei da Mônica e da Escola Municipal Euclides Ferreira de Sá, os alunos também expuseram os trabalhos desenvolvidos em sala, sendo esses, obras artísticas valorizando diversas personalidades negras do país.
Alunos da escola Luíza dos Santos, do Cmei da Mônica e da escola Euclides Ferreira de Sá participaram das homenagens
O movimento Feliz Idade de Passabém e de São Sebastião do Rio Preto também fez parte da programação, levando aos mais jovens, conhecimentos das tradições afro-brasileiras, ao mesmo tempo que proporcionava a vivência deles com a cultura negra.
A programação segue orientação da lei 10639/03, de Diretrizes e Bases da Educação, que versa sobre a valorização da cultura, identidade e história da África e dos afro-brasileiros. A data faz referência ao dia da morte de Zumbi dos Palmares, líder do Quilombo de Palmares, que lutou para preservar a identidade do negro, o modo de vida dos africanos escravizados que conseguiam fugir da escravidão.
O movimento Feliz Idade de Passabém e de São Sebastião do Rio Preto também fez parte da programação
A programação elaborada para comemorar o Dia Nacional da Consciência Negra é uma forma de promover a reflexão sobre a situação do negro no país e uma oportunidade para se pensar sobre valores como respeito, tolerância e altruísmo, conforme demonstrado em cada atividade apresentada.
Ao final da programação, foi servido um almoço comemorativo a todos os envolvidos.
- Matéria publicada na edição 798 do Folha Popular