Atacarejos perdem espaço e lojas tradicionais seguem liderando

  • MERCADO DE ALIMENTAÇÃO

Após a inauguração de novos atacarejos em Itabira, as empresas locais suportaram o golpe e recuperaram terreno, segundo pesquisas DataMG do mês de outubro.

Num primeiro momento, houve um impacto significativo depois que Mart Minas e Villefort estabeleceram suas unidades na cidade.

Conforme o instituto, o MartMinas, um ano após sua chegada, em junho de 2019, conquistou em pouco tempo o terceiro lugar no segmento, porém, perdeu força de 2020 para 2021. Tinha 13% da preferência dos consumidores itabiranos e agora recuou para 8,3%, contudo, manteve o terceiro lugar.

Já o Villefort, inaugurado em novembro de 2019, ganhou mercado saltando de 3% indo a 6,3% neste ano, garantindo o sexto lugar, conforme a pesquisa DataMG.

  • Supermercados locais

Os líderes em vendas, primeiro e segundo lugares, o Nova Europa e o JL Supermercados, haviam perdido espaço com a entrada dos concorrentes, mas recuperam a clientela neste último ano. Enquanto o primeiro passou de 23% para 25,1% de participação, o segundo subiu de 20% para 24,4%.

Destaque também para o Supermercados Santa Ruth, líder no bairro de mesmo nome e no Santa Marta, João XXIII e Machado, preferência que lhe garante 6,9% de participação, o quarto lugar na classificação geral.

Em quinto lugar está o Nova América, no bairro Bela Vista.

Outro que se destaca é o Almeida Supermercado. Mesmo sendo uma marca nova na região do bairro João XXIII, a loja domina 3,3% do mercado, mesma porcentagem do Bretas, no Centro, ficando em 7º e 8º lugares respectivamente entre as marcas mais lembradas de supermercados em Itabira.

Matéria publicada na edição 745 do Folha Popular.