A desconfiança em relação ao arco ganhou as redes sociais após morador fazer um vídeo mostrando a base da estrutura tomada por ferrugem
O arco ornamental que sobrepõe a Maria Fumaça na praça do Areão, no bairro de mesmo nome, em Itabira, não corre risco de desabar, informou em nota a Prefeitura da cidade.
A desconfiança em relação ao arco ganhou as redes sociais após morador fazer um vídeo mostrando a base da estrutura, feita em aço, tomada por ferrugem.
Conforme a nota, a Prefeitura disse que vem monitorando a estrutura há alguns meses e que a parte deteriorada consiste na ‘casca’ do monumento. “O arco como um todo não corre risco de queda. Uma vistoria realizada por engenheiros da Secretaria Municipal de Obras, Transporte e Trânsito já foi realizada. Além disso, a Prefeitura solicitou à Vale um laudo sobre o espaço, uma vez que o local foi construído pela mineradora”, informou.
A nota diz ainda que por ser um monumento tombado pelo Patrimônio Histórico, a Prefeitura já iniciou os trâmites para o processo de restauração, que precisará ser feito por uma empresa especializada. A ação está em andamento sob os cuidados da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano, por meio da Diretoria de Patrimônio Histórico, e envolverá também a reforma da locomotiva e a construção de uma guarita no local.
Matéria publicada na edição 752 do Folha Popular