A recuperação das trilhas é fruto da parceria entre a Prefeitura Municipal e a Anglo American, que promoveu a readequação da infraestrutura dentro de um conceito mais moderno de sinalização e segurança. A reabertura acontece nesta quarta-feira
Oficialmente, o verão começa na quinta-feira, 21/12, mas para Conceição do Mato Dentro, considerada a capital mineira do ecoturismo, a temporada já se inicia nesta quarta-feira. Nesse dia, a Anglo American e a Prefeitura de Conceição do Mato Dentro inauguram as trilhas de acesso ao poço da cachoeira do Tabuleiro e à cachoeira Rabo de Cavalo, recuperadas e adaptadas a uma concepção mais moderna de sinalização e segurança.
A cerimônia de inauguração dos dois acessos acontece às 14h, na sede do Parque Natural Municipal do Tabuleiro, a cerca de 19 quilômetros do centro de Conceição do Mato Dentro. De acordo com o Prefeito de Conceição do Mato Dentro, José Fernando Aparecido de Oliveira, “o acontecimento é um marco de relevância singular para o desenvolvimento do turismo sustentável no município”.
A atividade turística é um segmento importante na economia de Conceição do Mato Dentro e região, que, graças às suas muitas cachoeiras e formações rochosas, tem vocação nata para o ecoturismo e o turismo de aventuras. Com a recuperação das trilhas, a ideia é tornar ainda mais atrativa a visita a esses momumentos naturais tão conhecidos na cidade.
A cachoeira do Tabuleiro é o mais conhecido cartão-postal da região de Conceição do Mato Dentro. Trata-se da mais alta cachoeira do Estado e a terceira do Brasil, com 273 metros de queda d’água livre, altura equivalente a um edifício de 91 andares. A força da água abriu um poço com cerca de 20 metros de profundidade, em meio a uma área de visual arrebatador, caracterizado pela beleza da queda d’água, o verde da vegetação abundante e pelas instigantes e desafiadoras formações rochosas do entorno.
A Tabuleiro estava com acesso fechado desde maio deste ano, quando a Prefeitura decidiu interditá-la para obras de readequação das trilhas, executadas pela Anglo American. A mineradora cuidou da implantação de novos corrimãos, pontes, escadarias e placas sinalizadoras, além de refazer toda a drenagem do terreno, já que a temporada de chuvas começou.
Segundo o analista de Meio Ambiente da Anglo American, Josimar Gomes, as trilhas já estão prontas para receber os visitantes. “Os últimos detalhes foram finalizados nas duas semanas que se passaram e foi feita uma vistoria completa”, explica.
O acesso para a cachoeira Rabo de Cavalo está liberado ao público desde julho. “A trilha já está aberta e recebendo os visitantes”, comenta Josimar.
O projeto da Anglo American também incluiu a nova sinalização da Estrada do Charco, uma via de acesso que liga as cachoeiras Rabo de Cavalo e Tabuleiro. Com as novas placas, o caminho poderá ser melhor utilizado pelos turistas, tanto para percursos a pé quanto de bicicleta. A iniciativa, juntamente com a revitalização das trilhas, faz parte de condicionantes relacionadas ao licenciamento ambiental do Minas-Rio e foi definida de forma conjunta com a Prefeitura de Conceição do Mato Dentro.
A Anglo American está finalizando também a sinalização da Estrada Ecológica ao longo da MG-010, com placas indicativas dos atrativos naturais e culturais da região. Para o próximo ano, um dos principais projetos da Anglo American para o turismo da região é a construção de uma rampa de voo livre. A sinalização da Estrada Ecológica e e rampa de voo livre fazem parte de uma condicionante vinculada à anuência da Prefeitura Municipal ao empreendimento.
Sobre a Anglo American
O Grupo Anglo American está presente no Brasil com a produção de níquel e minério de ferro, negócios que foram integrados em uma estrutura única em 2017. Com as operações de Barro Alto e Codemin, localizadas nas cidades de Barro Alto e Niquelândia (GO), produz ferro-níquel.
Por meio de um sistema integrado de logística, no Minas-Rio, a empresa produz minério de ferro a partir da mina e da usina localizadas em Alvorada de Minas e Conceição do Mato Dentro (MG). O minério é transportado por mineroduto até o terminal de minério de ferro do Porto de Açu, em São João da Barra (RJ), empreendimento que tem 50% de participação da Anglo American. Atualmente, o Minas-Rio está em processo de licenciamento ambiental da Etapa 3, que permitirá à empresa alcançar a produção de 26,5 milhões de toneladas por ano.
A companhia conta com 3,3 mil empregados próprios no Brasil e outros 4 mil terceirizados. Juntos, eles formam uma força de trabalho que utiliza tecnologia de ponta para encontrar novos recursos, planejar e operar as minas. Esses profissionais também mineram, processam, transportam e comercializam os produtos para nossos clientes ao redor do mundo.
A Anglo American é uma mineradora global diversificada. Nosso portfólio tem alta competitividade e os recursos em desenvolvimento fornecem as matérias-primas para atender às crescentes demandas voltadas para o consumidor das economias desenvolvidas e em fase de desenvolvimento.
Como uma mineradora responsável, que tem em seu portfólio – diamantes (De Beers), cobre, platina e outros metais preciosos, além de, minério de ferro, carvão e níquel, somos guardiães de recursos naturais valiosos. Trabalhamos em conjunto com nossos parceiros e públicos de relacionamento para trazer valor de longo prazo para acionistas e também para os países onde operamos, gerando valor sustentável e fazendo a diferença real.