O Serviço de Inspeção Municipal (SIM) está de cara nova. Implantado no cenário municipal, em 2014, com o objetivo de controlar a qualidade dos alimentos processados de forma artesanal pelos pequenos produtores rurais, agora, repaginado, o SIM passa a ser certificado pelo Consórcio Intermunicipal Multissetorial do Médio Piracicaba (Consmepi).
O Consmepi dispõe de equipe técnica estruturada e um veículo 0 km para promover o pleno funcionamento do SIM, bem como dar suporte aos municípios. O programa foi implantado pela Associação de Municípios do Médio Rio Piracicaba (Amepi) e é custeado pelo Consmepi, sem onerar os municípios.
Explicando a relevância da inserção deste Serviço no mercado, é sabido que ele propiciará a regularização da produção, profissionalizando o negócio do empreendedor, garantindo a qualidade dos produtos feitos e comercializados nos municípios; agregando valor a eles; bem como garantindo segurança ao consumidor na aquisição de carnes, leite, queijo, ovos, mel e outros produtos de origem animal, possibilitando a geração de emprego e renda.
Além disso, o trabalho culmina para que, futuramente, os produtos recebam a certificação do Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Sisbi), saiam do âmbito municipal e passem a circular em todo o Estado, em virtude desse reconhecimento que garante a qualidade deles. Em Santa Bárbara, o Serviço de Inspeção Municipal é vinculado à Secretaria de Turismo, Cultura e Desenvolvimento Econômico, conforme estabelecido no Decreto 3609/2018.
A Secretaria responsável oferta um profissional, que é o Coordenador Municipal do SIM, para dar suporte aos produtores. O servidor passou por capacitação, via Consmepi, de 96 horas, que envolveu desde os conceitos básicos de segurança dos alimentos, fundamentos de auditoria interna e legislação brasileira até pautas sobre a adesão ao Sisbi.
Os produtores que desejam obter a certificação, podem procurar o coordenador do SIM de Santa Bárbara, Leonardo Caldeira Mendes, na Secretaria de Turismo, Cultura e Desenvolvimento Econômico, localizada na Rua Conselheiro Afonso Pena, nº 116, no Centro. O telefone é 3832-1212. Ele orientará o agricultor quanto ao cumprimento das normas necessárias.