Roteiro Turístico, Histórico e Cultural de Conceição reforça a estrutura turística da cidade

Parceria entre Anglo American e Secretaria Municipal de Turismo e Cultura investiu R$ 1 milhão para formatar 6 rotas e modernizar pontos turísticos mais importantes

As belezas naturais e o patrimônio histórico e cultural de Conceição do Mato Dentro, na região Central de Minas Gerais, sempre atraíram muitos visitantes à região. Para incrementar ainda mais essa atividade, uma parceria entre a Anglo American e a Prefeitura Municipal garantiu a melhoria na sinalização e a possibilidade de oferecer mais informações para os visitantes, por meio do lançamento do Roteiro Turístico, Histórico e Cultural de Conceição do Mato Dentro. A partir de agora, os turistas encontrarão uma sinalização mais moderna, pontos de interesse renovados e modernizados, e um guia turístico completo, com seis rotas para explorar a região, disponibilizadas também em smartphones, tablets e em um portal exclusivo na internet.

O programa envolveu investimentos na ordem de R$ 1 milhão, aplicados na renovação e modernização dos equipamentos turísticos da região, como readequação e expansão de toda a sinalização indicativa. “Havia uma grande oportunidade para reforçar os indicativos turísticos, pois são muitas atrações na região”, informa o coordenador de Desenvolvimento Sustentável da Anglo American, Tiago Alves.

A secretária municipal de Turismo e Cultura, Rejane Ottoni Santa Bárbara, dá mais detalhes: “Foram implementados 14 totens, em edificações históricas e em locais que contém a história da cidade. Além deles, 13 placas indicativas foram instaladas para orientar os turistas a chegarem a alguns atrativos e desfrutarem das belezas de Conceição”, explica a secretária.

E o projeto não para por aí. “Já está em fase final de licitação a implementação da sinalização de outros atrativos do município”, anunciou Rejane Ottoni.
Também no Mercado Municipal, se encontra o novo guia turístico, impresso, com todas as informações sobre os pontos de interesse, além de dicas de gastronomia e hospedagem. O guia também estará disponível em outros pontos de interesse espalhados pela cidade, como na sede da Secretaria de Turismo e Cultura e no Centro de Atendimento ao Turista (Praça Doutor Jorge Safe, 22, no Largo do Rosario).

As rotas
Foram formatadas seis rotas turísticas na região:
“Saberes e Sabores do Queijo Artesanal” – Inclui visitas a produtores de queijo do Serro, conhecendo-se o processo de fabricação e participando de

degustações ao final.
“Pelos Caminhos de Saint-Hilaire” – O turista pode percorrer o roteiro que o botânico e naturalista francês fez em sua temporada na região, entre 1816 e 1822, financiado pelos governos brasileiro e francês. As trilhas percorridas pelo cientista, as pousadas onde ele pernoitava e os pontos visitados em Conceição do Mato Dentro e no entorno estão todos descritos no roteiro. Destaque para os pitorescos distritos de Cubas, Bandeirinha, Córregos e Santo Antônio do Norte (conhecido como Tapera).

“Pelos Caminhos do Espinhaço” – Inclui as famosas cachoeiras do Tabuleiro e Rabo de Cavalo e o Cânion do Peixe Tolo, entre outros atrativos naturais da região. É o roteiro que justifica o título de Capital Mineira do Ecoturismo para Conceição do Mato Dentro.
“Pelos Caminhos Reais” – Roteiro ao longo da Estrada Real. Conceição do Mato Dentro fica no chamado Caminho dos Diamantes, que ligava Diamantina a Ouro Preto, e dali ao porto do Rio de Janeiro. Os turistas podem percorrer os distritos de Córregos e Santo Antônio do Norte.
“Memória e História” – Reúne os principais pontos turísticos que contam a história de Conceição do Mato Dentro, como a igreja de Santana, a Matriz de Nossa Senhora da Conceição, a Cadeia Antiga e o Santuário do Senhor Bom Jesus do Matozinhos.
“Festas e Tradições” – Apresenta o calendário das principais festas religiosas e populares da cidade, como a Festa do Divino, a Festa de São Sebastião e a Festa do Rosário, além do Carnaval e da Semana Santa.

Capacitação
O coordenador de Desenvolvimento Sustentável Tiago Alves informa também que foi feito um intenso trabalho de capacitação de mão de obra local para trabalhar com o receptivo turístico. “Fizemos uma grande campanha de identificação e treinamento de guias turísticos que tiveram interesse de participar. Quarenta pessoas da comunidade que foram treinadas, em parceria com o Senai, agora estão formadas como guias turísticos”, explica.

App e site
Outra novidade do Roteiro Turístico, Histórico e Cultural são o site e o aplicativo, desenvolvidos especialmente para reunir todas as informações mais importantes sobre os pontos turísticos, as rotas sugeridas, as dicas de hospedagem e alimentação.
Muito completo, o site https://turismo.cmd.mg.gov.br contém todas as informações para facilitar a vida do turista em Conceição do Mato Dentro e região do Espinhaço.

Já o aplicativo para smartphone, além de tornar o acesso às mesmas informações mais prático, disponibilizando-os na palma da mão, tem como característica ser off-line, o que permite ao turista visualizar todas as informações mesmo em locais sem acesso à rede de dados de celular.
O app está disponível para iOS, na App Store, e para Android, na Play Store.

Capital do Ecoturismo
O novo Roteiro Turístico, Histórico e Cultural faz parte de um projeto para reforçar a imagem de Conceição do Mato Dentro como Capital do Ecoturismo. “Mais que um projeto, o roteiro representa um avanço do município para enfatizar ainda mais o título de Capital Mineira do Ecoturismo. Os mecanismos de divulgação produzidos, por meio do site e do aplicativo, irão levar nossas belezas, nossa cultura, nossas tradições, nossa memória e nosso povo a todo o país”, declara a secretária Rejane Ottoni.

Sobre a Anglo American
O Grupo Anglo American está presente no Brasil com a produção de níquel e minério de ferro, negócios que foram integrados em uma estrutura única em 2017. Com as operações de Barro Alto e Codemin, localizadas nas cidades de Barro Alto e Niquelândia (GO), produzimos ferroníquel. Por meio de um sistema integrado de logística, no Minas-Rio, produzimos minério de ferro a partir da mina e da usina localizadas em Alvorada de Minas e Conceição do Mato Dentro (MG). O minério é transportado por mineroduto até o terminal de minério de ferro do Porto de Açu, em São João da Barra (RJ), empreendimento que tem 50% de participação da Anglo American. Atualmente, o Minas-Rio está em processo de licenciamento ambiental da Etapa 3, que permitirá à empresa alcançar a produção de 26,5 milhões de toneladas por ano.
A companhia conta com 3,3 mil empregados próprios no Brasil e outros 4 mil terceirizados. Juntos, eles formam uma força de trabalho que utiliza tecnologia de ponta para encontrar novos recursos, planejar e operar as minas. Esses profissionais também mineram, processam, transportam e comercializam os produtos para nossos clientes ao redor do mundo.

A Anglo American é uma mineradora global diversificada. Nosso portfólio tem alta competitividade e os recursos em desenvolvimento fornecem as matérias-primas para atender às crescentes demandas voltadas para o consumidor das economias desenvolvidas e em fase de desenvolvimento.
Como uma mineradora responsável, que tem em seu portfólio – diamantes (De Beers), cobre, platina e outros metais preciosos, além de, minério de ferro, carvão e níquel, somos guardiães de recursos naturais valiosos. Trabalhamos em conjunto com nossos parceiros e públicos de relacionamento para trazer valor de longo prazo para acionistas e também para os países onde operamos, gerando valor sustentável e fazendo a diferença real.
Mais informações sobre a empresa estão disponíveis no site www.angloamerican.com.br .