Prefeitura de Catas Altas faz balanço positivo de 2017

O ano de 2017 terminou e a Prefeitura de Catas Altas fez um balanço das ações desenvolvidas, neste que foi o primeiro ano do atual mandato. Nestes 12 meses, além de colocar a “casa em ordem”, a equipe de gestão realizou projetos contemplando todas a áreas.

De acordo com o prefeito, José Alves Parreira, esse primeiro ano teve um saldo muito positivo. “Apesar de toda a dificuldade financeira enfrentada por todo o Brasil, conseguimos fazer muito do que estava planejado e vimos nossa Catas Altas dando um salto em desenvolvimento. Tanto interna quanto externamente. Começamos os trabalhos de dentro para fora, mas sem deixar de seguir para frente. Sem parar nenhum serviço público”, explica Parreira.

“Estamos satisfeitos com o que fizemos. Agora, temos que dar continuidade ao trabalho iniciado e implantar outros projetos que já estão sendo preparados. Tem muita novidade vindo por aí em 2018”, completou o vice-prefeito Fernando Rodrigues Guimarães.

Para fazer um balanço do trabalho realizado neste primeiro ano, cada secretário apontou as ações destaques e a principal dificuldade encontrada, além dos projetos previstos para o ano que vem.

Na educação, a secretária Renata Soares destacou a capacitação e a formação continuada dos professores da rede municipal. “Educadores profissionalizados conseguem garantir uma educação de qualidade para nossos alunos. Isso é fundamental”, explica. Apesar disso, conseguir atender a alta demanda do transporte escolar universitário foi a maior dificuldade encontrada neste ano, embora mais de 200 estudantes estejam sendo beneficiados. Para 2018, a expectativa é em relação a construção do Centro Educacional, que vai atender aos alunos da educação infantil ao quinto ano, além da parte administrativa da secretaria de Educação, centralizando todos os serviços educacionais. Outra conquista foi a criação do programa Você na Universidade.

Maria Tereza Pereira Hosken destacou a melhoria na saúde como a maior conquista para o município no setor. “Registramos uma redução no número de internações, justificada pela melhoria das ações básicas no município”, comemora. Durante todo o ano, as ações priorizaram a população, através de escuta qualificada em todos os bairros e localidades. “Destacamos a contratação de mais um médico 40 horas, aumentando a oferta de consultas na sede e no distrito do Morro D’Água Quente; o aumento da oferta de atendimentos especializados no próprio município, gerando mais conforto para o usuário; maior investimento na compra de medicamento com recursos próprios; ampliação da oferta do atendimento em saúde bucal com a compra de mais uma cadeira odontológica; ampliação das ações de promoção e prevenção a saúde, através do trabalho com adolescentes, idosos, gestantes e outros grupos; entre outros”. Maria Tereza completa que muitos outros projetos estão em andamento, como construção da farmácia e instalação de posto de coleta de sangue no Morro D’Água Quente; modernização da estrutura física das unidades de saúde; dentre outros.