Prefeito empossado em Santo Antônio fala de mudanças e resgate de eventos

Sem parentes na Prefeitura, disponibilidade de água com qualidade e investimento em
eventos para resgatar o turismo e autoestima do povo são destaques da entrevista

O prefeito empossado em Santo Antônio do Rio Abaixo, Assis Viana Alvarenga “Assis do Jordão” (PSB), disse, em entrevista ao Folha Popular na sexta (3), que 19 dias de gestão foram o suficiente para resolver um dos principais problemas de sua cidade, que era regularizar o fornecimento de água aos moradores.

O problema se arrastou por mais de um ano e meio e foi resolvido com a substituição da rede elétrica, troca da bomba e equipamentos do poço artesiano no Balneário Benedito Martins Leite, acionado na sexta, dia 3, passando a fornecer 2,5 mil litros de água por hora.
As caixas do reservatório também passaram por processo de limpeza e a revisão de toda a rede condutora será o próximo desafio.
Outro poço que terá seu fornecimento ampliado nos próximos dias fica próximo ao campo de futebol. As ações vão garantir água com qualidade para toda a população urbana a partir de um consumo responsável.

No cargo desde o dia 16 de julho, após a suspensão da liminar que mantinha como prefeito Jorge Antônio de Sá “Turco” (PPS), cassado pela Câmara de Vereadores por improbidade administrativa no dia 30 de maio, Assis Viana demonstra confiança e promete reverter um retrocesso de 18 meses em dois anos e meio, colocando o Municíoio nos trilhos, conforme planejamento em fase de montagem e que vai até dezembro de 2020.

Assis Viana, qual a situação da Prefeitura?
Antes mesmo de assumir, já tinha como prioridade resolver a questão da água e limpar as ruas da cidade, o que foi feito. Por outro lado, não fizemos o processo de transição, mas tínhamos muitas informações, o que facilitou nossos primeiros dias. A Câmara de Vereadores nos tem informado em relação às investigações da gestão passada, que ainda seguem. Não gostaria, mas vou ter que contratar uma auditoria para apurar vários processos licitatórios e contratos, não posso pagar no futuro por algo que não é de minha responsabilidade.
Não apuramos dívidas, apenas compromissos naturais da gestão e o caixa da Prefeitura está equilibrado. Já a frota está muito ruim, mesmo com a chegada de três novos veículos. Vamos recuperar alguns veículos e máquinas, inclusive a patrol, para iniciar recuperação de nossas estradas.

Você substituiu toda a equipe?
No primeiro escalão, apenas a secretária de Educação permaneceu no cargo devido aos bons resultados. Mantivemos alguns cargos técnicos e os contratados, 37, foram dispensados. Estas vagas serão preenchidas por meio de processo seletivo que já está sendo preparado.

Tem propostas para a saúde, educação, social?
Fizemos mudanças radicais em busca de resultados em favor do morador. Nossa prioridade será a saúde, educação, que inclui transporte de alunos, e a assistência social, tendo em vista que nosso povo, principalmente moradores da zona rural, é carente e precisa da Prefeitura. Quanto a propostas, vamos fazer funcionar o que já existe, não vamos inventar moda. Só peço um tempo, pois é o início de uma nova gestão, e eu estou muito confiante na equipe e no apoio da Câmara quanto à aprovação de projetos.

Obras e estradas?
A cidade carece de muitas ações, inclusive na melhoria de vias públicas e recuperação das estradas rurais. A resposta para estas necessidades é a recuperação de nossos equipamentos, que já está sendo feita de forma profissional, pois não quero arrumar máquinas de três em três meses.

Pretende resgatar o turismo?
Sim, claro. Estou muito ligado aos jovens, e eles esperam respostas quanto a investimentos em eventos e no esporte. Queremos fazer a cavalgada em setembro deste ano, promover as festas de fim de ano e fazer o Carnaval. Basta ter boa vontade e administrar pensando no povo que as coisas acontecem. Existem muitos shows bons e baratos e a estrutura não é tão difícil de montar e no mais, vamos fazer parcerias. Já no esporte, pretendo dar todo apoio e incentivar escolinhas infantis e torneios.
Vamos fazer os eventos, o povo precisa de lazer, precisa ser feliz. Não abro mão e conto com a ajuda de todos.

Considerações finais, prefeito Assis Viana?
Gostaria de ressaltar que não vai ter nepotismo em nossa gestão e que vou dar prioridade a profissionais de nossa cidade. Quanto à água, não vai faltar nas casas do santantonense, é compromisso meu. Para isso, além da ativação do poço artesiano, já estou trabalhando para melhorar a qualidade e a distribuição. Não vai faltar vontade de trabalhar e eu estou muito confiante.
Recebo muitas mensagens de apoio, o que nos motiva para realizar uma administração histórica. Para isso, não vou abrir mão da transparência, do apoio da Câmara e exigir comprometimento de nosso secretariado.

Trajetória do pai
Filho do ex-vereador e ex-prefeito Jornal Martins de Alvarenga, o terceiro na história de Santo Antônio do Rio Abaixo a comandar o Município, nos anos de 1971 e 1972, Assis Viana, 51 anos, assumiu a função de vereador de sua cidade por três mandatos consecutivos (1993 a 2004), foi secretário da Câmara nove vezes e foi presidente nos anos de 2000 e 2004. Em 2016 foi eleito vice-prefeito na chapa encabeçada por Jorge Sá, que obteve 910 votos.