Pesquisa revela insatisfação dos moradores do Bela Vista e Nova Vista com a Vale, Prefeitura e Ministério Público

Mineradora peca na comunicação

05/12/2024 – Uma pesquisa feita pelo Instituto Data-MG apontou que a população está insatisfeita com o tratamento dispensado pela Vale aos moradores dos bairros Bela Vista e Nova Vista no processo de descaracterização da barragem Pontal. Os dois bairros são os que recebem o maior impacto com a obra da mineradora devido a proximidade da estrutura com a área residencial.

Ao todo, 95 pessoas foram ouvidas no início deste mês. Eles foram questionados sobre como avaliam a comunicação e transparência da mineradora Vale com os moradores em relação a obra.

A média negativa obtida foi 42%. Apenas 2% dos entrevistados disseram que a comunicação e transparência da Vale com os moradores é boa.

Outro dado aponta que 70% dos moradores tiveram suas famílias prejudicadas pelas obras.

Além de avaliar o relacionamento da mineradora com a vizinhança da barragem Pontal, o levantamento apurou como eles estão vendo a participação da Prefeitura e do Ministério Público na busca de solução ao problema.

Foram apresentados aos moradores três perguntas. Além de avaliar, eles tiveram a oportunidade de justificar suas respostas.

A Prefeitura também teve uma avaliação negativa dos moradores. A maioria, 52%, apontou falta de apoio do governo municipal.

Até a mineradora foi melhor avaliada do que o governo municipal com relação ao problema.

Já o Ministério Público recebeu pontuação negativa de 34% dos entrevistados em relação ao questionamento de apoio oferecido neste caso pelo órgão.

Apesar de teoricamente ser uma instituição pública que atua na defesa dos interesses sociais e individuais, grande parte dos cidadãos ouvidos disseram que nunca viram resultado deles. Apesar de irem às reuniões, não fazem nada e quando fazem, não resolve nada e desemprega as pessoas com suas ações.

Por fim, o questionário mostrou que 68% disseram que tem interesse em se mudar com sua família para outra casa, em outro bairro.

A pesquisa tem intervalo de 95% de confiança.