Mineradora peca na comunicação
05/12/2024 – Uma pesquisa feita pelo Instituto Data-MG apontou que a população está insatisfeita com o tratamento dispensado pela Vale aos moradores dos bairros Bela Vista e Nova Vista no processo de descaracterização da barragem Pontal. Os dois bairros são os que recebem o maior impacto com a obra da mineradora devido a proximidade da estrutura com a área residencial.
Ao todo, 95 pessoas foram ouvidas no início deste mês. Eles foram questionados sobre como avaliam a comunicação e transparência da mineradora Vale com os moradores em relação a obra.
A média negativa obtida foi 42%. Apenas 2% dos entrevistados disseram que a comunicação e transparência da Vale com os moradores é boa.
Outro dado aponta que 70% dos moradores tiveram suas famílias prejudicadas pelas obras.
Além de avaliar o relacionamento da mineradora com a vizinhança da barragem Pontal, o levantamento apurou como eles estão vendo a participação da Prefeitura e do Ministério Público na busca de solução ao problema.
Foram apresentados aos moradores três perguntas. Além de avaliar, eles tiveram a oportunidade de justificar suas respostas.
A Prefeitura também teve uma avaliação negativa dos moradores. A maioria, 52%, apontou falta de apoio do governo municipal.
Até a mineradora foi melhor avaliada do que o governo municipal com relação ao problema.
Já o Ministério Público recebeu pontuação negativa de 34% dos entrevistados em relação ao questionamento de apoio oferecido neste caso pelo órgão.
Apesar de teoricamente ser uma instituição pública que atua na defesa dos interesses sociais e individuais, grande parte dos cidadãos ouvidos disseram que nunca viram resultado deles. Apesar de irem às reuniões, não fazem nada e quando fazem, não resolve nada e desemprega as pessoas com suas ações.
Por fim, o questionário mostrou que 68% disseram que tem interesse em se mudar com sua família para outra casa, em outro bairro.
A pesquisa tem intervalo de 95% de confiança.