Processos licitatórios estabelecendo prioridade de contratação para o empresariado santa-barbarense movimentaram quase R$ 2 milhões em 2017
A Prefeitura, hoje, é a maior contratadora de bens e serviços de Santa Bárbara. Neste contexto, o Decreto Municipal 2975/2015, que institui prioridade de contratação para microempresas, empresas de pequeno porte e microempreendedores individuais, chamados de MPEs, sediados no Município, até o limite de 10% do melhor preço válido, vem para fomentar o desenvolvimento socioeconômico local.
Com os fornecedores locais participando do processo de compras públicas, a Prefeitura de Santa Bárbara contribui para o estímulo da economia local, gerando renda e desenvolvimento econômico no próprio Município.
Em 2017, foram oito licitações com benefício local, sendo que, em sete delas, houve vencedores santa-barbarenses. Nestas licitações, foram contemplados durante o ano, mais de 10 segmentos, sendo eles: materiais de pintura, gráfico; de construção; hidráulico; serviços de serralheria; móveis; eletrodomésticos; camisas de malha silkada; suprimentos de informática; gás e água.
Levando em consideração o poder de compra do Município, é importante destacar que as licitações com prioridade de contratação para MPEs locais movimentaram um montante de R$ 2 milhões neste ano. Logo, vender para a Prefeitura, é fazer com que o dinheiro circule no município, corroborando para que os negócios aqui instalados cresçam e ganhem credibilidade.
E para este ano, a previsão é que o Decreto Municipal 2975/2015 continue sendo aplicado, sempre que houver, em Santa Bárbara, no mínimo, três microempresas, empresas de pequeno porte ou microempreendedor individual, competitivos.