Eventos fazem parte da estratégia do município para promover o turismo e proporcionar entretenimento, diversão e cultura para os itabiranos
O final de semana promete em Itabira. Acontece nos dias 12, 13 e 14 de agosto, o Circuito Cultural da Lua Cheia, que traz dois eventos tradicionais e importantes para a cidade: Roda de Viola no Museu do Tropeiro, em Ipoema e Rolê Cultural no Museu de Itabira. Seguindo um novo formato, as duas atividades têm como objetivo principal promover o entretenimento, diversão e a cultura para a comunidade, além de serem importantes eventos turísticos para atrair visitantes.
Mensalmente, tanto a Roda de Viola quanto o Rolê Cultural, serão realizados a partir do calendário lunar, com atrações artísticas, oficinas e visitas aos museus. O prefeito de Itabira, Marco Antônio Lage, é um incentivador de todas as atividades culturais e vislumbra um potencial que ainda não foi explorado no município. “Conheço dezenas de cidades ao redor do mundo. Muitas delas sem o potencial de nossa região. É preciso valorizar nossa cultura, incentivar os nossos criadores e fomentar nossa economia a partir de ações criativas e de incremento à geração de emprego e renda”, destacou o prefeito.
Na sexta-feira (12), a partir das 16h, o Museu de Itabira recebe a programação do Rolê Cultural, com oficina de experimentação rítmica, brincadeiras de quintal, Drummonzinhos e barraquinhas. Em especial, esta edição, que traz como tema tradição e cultura popular, celebra os 25 anos do grupo itabirano Tumbaitá, com uma exposição comemorativa e uma apresentação do grupo. Para encerrar a noite, show com Tizé e Yago Rios.
Já em Ipoema, o evento acontece sábado e domingo. No sábado (13), o Museu do Tropeiro realiza na praça Augusto Guerra, a aclamada Roda de Viola com o mesmo tema do Rolê Cultural “Tradição e cultura popular”. A programação começa às 17h, com o Mercado Tropeiro, com muita moda de viola, acendimento da fogueira, estaladores de chicote, Lavadeirasde Ipoema, grupo Perecolância e show com Wilson Dias e encerramento da noite com apresentação de Wesley e Elson.
A festa continua no domingo (14), com contação de histórias, cantinho do truco, trovadores e show com Miguel Oliveira. Durante este final de semana, o Museu do Tropeiro ficará aberto para visitação, de 10h às 21h, no sábado, e de 10h às 17h, no domingo.
Para a superintendente de Comércio e Turismo de Itabira, Carina Bismarck, o Circuito Cultural da Lua Cheia é um convite aos itabiranos, itabiranas e turistas a conhecerem um pouco das riquezas culturais e gastronômicas da região, sob as bênçãos do luar. “A proposta do projeto é promover ações e artistas que representem e transmitam o legado da história e das riquezas da cultura itabirana. Essa interação permite aos visitantes estabelecer relações de afeto e até a sensação de pertencimento, quando através de ações culturais, os museus fortalecem laços com sua comunidade e fixam em seu consciente a sua existência e importância para a cidade”, reforçou a superintendente.