O Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), divulgou na sexta-feira (27/01), o boletim da cadeia leiteira do mês de janeiro. E o destaque está no preço pago ao produtor que teve uma queda de 6,7% em comparação com o mês anterior.
Vale lembrar que o boletim faz referência ao leite captado em novembro e pago em dezembro. Mesmo com a queda registrada, quando comparado com o mesmo período de 2021, o preço apresenta um aumento de 12,8%. Na média nacional, o preço ficou em R$ 2,52 o litro.
No que diz respeito as importações, o Cepea destacou que o Brasil teve uma queda de 0,16% em comparação com novembro, totalizando 152,6 milhões de litros de leite, o que seria o menor volume desde setembro/22. Segundo os dados do Secex, esse é foi o terceiro mês consecutivo de queda nas importações de leite.
E se tratando dos custos de produção do leite, o COE – Custo Operacional Efetivo, houve um avanço de 2,53% na média nacional. A alta segundo o Cepea, está relacionada com aumento nos concentrados, medicamentos e nas operações mecânicas.