Na última segunda (27) realizou-se em Belo Horizonte, na sede do Sebrae-MG, o Seminário Simplifica Minas . O evento é uma organização da JUCEMG e SEBRAE, e tem apoio do Governo de Minas.
Trata-se de uma iniciativa cujo propósito é apresentar e discutir ações para simplificar e agilizar os procedimentos de registro de empresas em Minas Gerais, como também, oportunidade de melhoria do ambiente de negócios, estímulo a novos empreendimentos, aumento da competitividade e do desenvolvimento sustentável empresarial no estado.
Participaram do Seminário autoridades federais, estaduais e municipais, dentre eles, o secretário especial da Secretaria da Micro e Pequena Empresa, José Ricardo Martins, do gerente de Políticas Públicas do Sebrae Nacional, Bruno Quick, além de representantes de municípios certificados, dentre outras.
A cidade de Barão de Cocais foi representada pela Secretária Municipal de Desenvolvimento Econômico, Camila Ângelo.
“ …A adesão das cidades à proposta da Sala Mineira do Empreendedor, sintetizam a proposta do seminário, é importante destacar a relevância do referido projeto para o nosso município, “uma vez que o mesmo estabelece um elo entre o poder publico e a iniciativa privada e principalmente uma simplificação para o desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas” ,ressalta Camila.
Na oportunidade, foram certificados os prefeitos que aderiram à ‘Sala Mineira do Empreendedor’, dos 853 municípios mineiros apenas 150 foram contemplados pelo projeto. Para o diretor técnico do Sebrae MG Anderson Cabido, a atividade buscou integrar as prefeituras ao ambiente de negócios, destacando casos de sucesso:
“… trazer experiências e boas práticas dos prefeitos para o seminário , esse é o propósito do evento”, afirmou .
O presidente da Jucemg, José Donaldo Bittencourt Júnior, enfatizou o trabalho feito pela autarquia com determinação para que os empreendedores impulsionem seus negócios e ressaltou que embora a Junta Comercial seja, hoje, totalmente digital, o contato pessoal com aqueles que desejam empreender é fundamental.
“A Sala Mineira do Empreendedor é uma referência, é motivo de orgulho participarmos do impulsionamento dos municípios envolvidos no projeto, disse. Em parceira com o Sebrae Nacional, a Jucemg tem levado a outros estados sua tecnologia e gestão do trabalho, contribuindo para melhoria do ambiente de negócios também no país”, completou.
“…Somos frutos do desenvolvimento, essa rede de parceiros integra o projeto Sala Mineira do Empreendor. Temos uma arquitetura e a presença de todos os atores necessários para tornar real esse projeto. Trata-se da real abertura dos canais de desenvolvimento no estado”, destacou, Bruno Quick, Gerente de Políticas Públicas / Sebrae.