Segundo a Fundação São Francisco Xavier (FSFX), entidade gestora do HMCC, o reconhecimento se deu após análise de um comitê formado por 16 especialistas da área, que observou os planos de atuação apresentados por 100 hospitais em 28 países.
O plano de resposta alinha uma estratégia para redução de danos, definindo que ações serão tomadas no atendimento aos casos, considerando a saúde e a segurança de todos os envolvidos.
As organizações com planejamento exemplar de resposta ao novo coronavírus estão listadas no site www.ihf-fih.org/beyond-the-call-of-duty-for-covid-19/organizations/.
Na avaliação do prefeito de Itabira, Ronaldo Magalhães, o reconhecimento da federação confirma a seriedade e a competência com que o assunto foi tratado, desde o início.
“Ainda no mês de março deste ano reestruturamos toda a nossa rede de saúde, reorganizando o fluxo de atendimento desde a porta de entrada até os hospitais, investindo em novos leitos hospitalares permanentes e na testagem em massa da população. Agimos em cada frente e temos índices melhores que a maioria dos municípios mineiros de mesmo porte”, ressaltou o chefe do Executivo.
Estrutura
Pelo menos 33% do orçamento municipal foi aplicado na saúde pública de Itabira a partir de 2017. Itabira tem hoje 352 leitos distribuídos no Hospital Nossa Senhora das Dores e Hospital Municipal Carlos Chagas. Em 2020, com os esforços para combater o novo coronavírus, os leitos hospitalares cresceram 40%. A atual gestão conquistou, principalmente, 57 leitos de UTI.
A testagem em massa foi uma estratégia adotada para um diagnóstico mais real da disseminação do vírus na cidade. Até a tarde desta quinta-feira (17), o Município de Itabira realizou 92.387 testes rápidos, de sorologia ou RT-PCR. Os dados constam em plataforma on-line atualizada em tempo real, disponível no link https://bit.ly/3ahZtp3.
Socorro à população
Para além da rede de saúde, a Prefeitura priorizou a proteção das famílias que mais precisam do poder público, em meio à pandemia. O Município criou o Itabira Voucher, um auxílio para os lares mais necessitados, destinado à compra de alimentos, produtos de limpeza, higiene pessoal e gás de cozinha.
Outro programa lançado foi o Merenda em Casa, beneficiando quatro mil alunos com kits de alimentação escolar, para continuarem estudando no lar e se protegerem da Covid-19.