Nesta semana, a Prefeitura publicou dois editais para a contratação de empresas destinadas exclusivamente aos serviços dos cemitérios urbanos e rurais e, também, específica para o recolhimento de animais de médio e grande porte abandonados pelas vias públicas.
Segundo Robson da Costa Souza, secretário municipal de Desenvolvimento Urbano, o atual serviço de apreensão de grandes animais precisa ser ampliado. “Nosso objetivo nesta licitação é melhorar o serviço para a população e, principalmente, garantir a integridade e mais cuidados para os animais que chegam lá no curral municipal”. O secretário ressaltou porém, não se tratar de uma terceirização, já que a administração do curral continua com a Prefeitura. “Agora, quem vai tomar conta e tratar desses animais é especificamente a empresa que vencer”.
Os animais em situação de abandono são verificados por meio de denúncias. No entanto, depois de recolhidos, segundo Robson Souza, “nem sempre os donos procuram os animais. Por isso vamos melhorar este contrato porque não temos estrutura para tratá-los”, explicou. Depois que os animais são levados para o curral, o proprietário tem que solicitar, mediante o pagamento de taxas, sua soltura à Prefeitura.
A disputa deste pregão, publicado ontem (25/9), acontecerá no dia 5/10, às 10 horas, no auditório do paço municipal. De acordo com o edital, será contratada uma empresa que fornece caminhão e mão de obra para apreensão, transporte e manutenção dos animais soltos.
Já o certame dos cemitérios, publicado na última segunda-feira (24/9), busca uma empresa especializada para fornecimento de mão de obra, insumos e equipamentos necessários às demandas. Este pregão será realizado no dia 4/10, às 10 horas, também no auditório. “Nossa necessidade é contratar uma empresa exclusiva para executar constantemente os trabalhos nos cemitérios de Itabira, dos distritos (Ipoema e Senhora do Carmo) e das localidades rurais, dando suporte aos coveiros e mantendo os cemitérios limpos. Isso vai desafogar a secretaria e melhorar os serviços”, garantiu o secretário.
Atualmente, segundo o superintendente de Serviços Urbanos em exercício, Carlos Alexandre Ribeiro, a limpeza pesada dos cemitérios é feita pela Empresa de Desenvolvimento de Itabira (Itaurb) e o contrato vigente, apesar de contemplar limpeza, capina e sepultamento, é utilizado apenas na realização do último. “Como esta empresa não conseguia prestar o serviço adequadamente, focamos apenas no sepultamento. Este novo contrato virá para resolver o problema”, concluiu.