Voluntários da Gerdau participam de mutirão

VReforma de espaço comunitário e entrega de doações para famílias carentes beneficiaram centenas de pessoas neste mês

O time de voluntários da Gerdau, em Barão de Cocais, começou 2019 levando alegria aos moradores da Vila Regina. Neste mês, os colaboradores se reuniram para realizar diferentes ações sociais no bairro, beneficiando centenas de pessoas.

O grupo de voluntários colocou a mão na massa e trouxe uma nova cara para espaços que são referência para a comunidade. Ao todo, 35 colaboradores da Gerdau e membros de empresas parceiras (MUPH e Morro Grande) se uniram para realizar as obras de revitalização do Salão Comunitário da Vila Regina. O trabalho, que durou alguns dias, incluiu a construção de uma cobertura externa e a pintura da nova área de convivência, bem como a venda de alimentos para ajudar na sustentabilidade da entidade. “Esse era um desejo antigo da nossa comunidade. Muitas vezes, ficamos vulneráreis às ações do tempo durante as celebrações e outras atividades realizadas aqui. A obra ficou ótima e será muito importante para nós”, afirma Rosângela Moraes, coordenadora da comunidade. A inauguração da nova estrutura aconteceu durante as barraquinhas da quermesse de São Sebastião – padroeiro da comunidade -, entre os dias 11 e 20 de janeiro. O evento recebeu cerca de 1,5 mil pessoas.

Um outro time de colaboradores da Gerdau, por sua vez, se engajou em uma ação social, que arrecadou roupas e alimentos para famílias carentes da cidade. Os uniformes de modelos diversos foram doados para a Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis de Barão de Cocais (Aserbac) e ganharam nova funcionalidade. Já os alimentos foram separados em cestas básicas e distribuídos, pessoalmente, pelos voluntários aos moradores mais necessitados da região. “Participar de ações como esta nos coloca de frente com situações inspiradoras, que nos ensinam a não reclamar da vida”, conta o voluntário Tiago Vinícius dos Santos.

Em Minas Gerais, a Gerdau conta com mais 2.700 voluntários, distribuídos em suas cidades de atuação. Todos os projetos são direcionados pelo Instituto Gerdau, área responsável pelas políticas e diretrizes de responsabilidade social da companhia. Em Barão de Cocais, os voluntários Gerdau representam 75% do total de colaboradores da usina. Ao todo, no último ano, mais de 70 ações sociais foram realizadas pelo grupo no município, por meio de mobilizações como o Dia D, parceria com entidades e as campanhas para arrecadação de doações.

Sobre a Gerdau

A Gerdau é uma das principais fornecedoras de aços longos nas Américas e de aços especiais no mundo. No Brasil, também produz aços planos e minério de ferro, atividades que ampliam o mix de produtos oferecidos ao mercado e a competitividade das operações. Além disso, é a maior recicladora da América Latina e, no mundo, transforma, anualmente, milhões de toneladas de sucata em aço, reforçando seu compromisso com o desenvolvimento sustentável das regiões onde atua. As ações das empresas Gerdau estão listadas nas bolsas de valores de São Paulo, Nova Iorque e Madri.