Via alternativa de acesso a São Gonçalo pela BR-381 terá trevo

(FOTO) Prefeito Antônio Carlos durante reunião que aprovou a obra

São Gonçalo do Rio Abaixo acaba de dar um importante passo para impulsionar o desenvolvimento econômico do município. Na manhã do dia 10 de dezembro, o prefeito Antônio Carlos Noronha Bicalho conseguiu autorização junto à Superintendência em Minas Gerais do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) para construir um novo trevo ligando a BR-381 à avenida Contorno Oeste. A novidade é fruto de negociação comandada pelo Executivo.

As movimentações totalizaram um ano e seis meses e nesse período o município elaborou um projeto técnico. De posse dos documentos, o superintendente do Dnit, Sérgio de Almeida da Costa Garcia, autorizou a obra que será de responsabilidade do município são-gonçalense. “Sempre acreditamos e sabemos da importância grande do empreendimento para o desenvolvimento do município e não colocaríamos objeção”, enfatizou o superintendente no momento da assinatura do termo de autorização.

As negociações e tratativas para a definição da obra se alongaram todo esse tempo por conta da necessidade de modificações e adequações ao projeto que, por exigência do Dnit, precisa atender à futura duplicação da BR 381. Foram vários meses de revisão de planos até se chegar à etapa de aprovação, e, consequentemente, autorização de execução.

Importante destacar que este trecho da BR 381 – onde ocorrerá a construção do trevo – chegou a ser licitado para duplicação da rodovia, porém, as obras não começaram, já que a empresa vencedora da licitação desistiu da empreitada. No projeto de duplicação da rodovia federal estava contemplada a construção do trevo. Contudo, com o cancelamento do contrato, o Dnit mudou o conceito da rodovia neste trecho excluindo a Variante do Rio Santa Barbara.

Sem previsão até o momento para retomada das obras de duplicação neste trecho da BR-381, o prefeito Antônio Carlos optou por intensificar a interferência se responsabilizando pela construção do trevo, ampliando assim as condições das empresas dos distritos de expandirem suas atividades e captarem novos investimentos.

O chefe do Executivo demonstra satisfação com a conquista. “Essa é uma boa notícia, fruto de árduo trabalho que por muito tempo aguardei para apresentar à população de São Gonçalo. Conquistamos a autorização do Dnit para executar a obra do trevo de acesso entre a BR-381 e a avenida Contorno Oeste. Agradeço ao Sérgio (Dnit) e a toda equipe por sensibilizar com esta obra que vai garantir o crescimento da cidade, proporcionando o desenvolvimento dos Distritos Industriais e contribuindo para a geração de mais emprego e renda a toda população”, ressalta Antônio Carlos.

Obra

A obra é considerada moderna e arrojada e consiste na construção de 1.400 metros de rodovia, (sendo 700 metros de pista sentido Vitória e outros 700 metros sentido Belo Horizonte), duas rotatórias, passagem inferior de mão dupla, projeto paisagístico e iluminação em toda a extensão do trevo. O empreendimento atende aos padrões de rodovia duplicada e futuramente quando ocorrer a duplicação da BR-381 haverá a necessidade apenas de encaixes em dois pontos da rodovia.

Com a conclusão e aprovação dos projetos, o orçamento segue em fase de conclusão. A previsão de execução das obras é de oito meses, com estimativa de conclusão ainda em 2020.

Desenvolvimento

O novo trevo vai contribuir diretamente no fomento à economia e desenvolvimento de São Gonçalo. O trevo vai facilitar o acesso dos Distritos Industriais à BR-381 facilitando o escoamento da produção e enriquecendo o potencial atrativo para que novas empresas se instalem na cidade. Consequentemente, mais emprego e renda

Melhorias no tráfego na região central, agilidade no escoamento da produção assim como no recebimento de matéria prima são alguns dos inúmeros benefícios proporcionados pelo futuro trevo da BR-381 ao município são-gonçalense. Por conta de ausência de percurso alternativo atualmente, carretas e caminhões que trafegam pela BR-381 obrigatoriamente passam pelas ruas centrais, comprometendo em cheio o tráfego local.