Vereadores sonham com teleférico e consideram união de forças para envolver Estado e Vale no projeto

O teleférico deverá conectar a Pousada dos Pinheiros (foto) ao Parque Natural Mata do Intelecto

20/03/2025 – A implantação de um teleférico em Itabira ganhou espaço nas discussões da Câmara Municipal. O assunto foi levantado pelo vereador Ronaldo Meireles de Sena “Capoeira” (PRD), por meio da apresentação de uma indicação ao Executivo.

Aliado do prefeito Marco Antônio Lage (PSB), ele defende que o transporte por teleféricos vai incrementar a atividade do turismo na cidade e ainda vai contribuir para a mobilidade urbana e para a geração de empregos.

O objetivo, Ronaldo Capoeira explicou, é movimentar o turismo

De acordo com o texto, o teleférico deverá conectar a Pousada dos Pinheiros ao Parque Natural Mata do Intelecto. O objetivo, Ronaldo Capoeira explicou, é movimentar o turismo, tendo em vista que o Pousada dos Pinheiros está situado em um dos pontos mais alto de Itabira.

A localidade oferece uma vista privilegiada da cidade. A ligação com a Mata do Intelecto servirá como um circuito, considerando que no local e em sua volta, estão instalados importantes aparelhos de cultura do município, como o Memorial Carlos Drummond de Andrade e a Concha Acústica, destaque na visitação de turistas.

A proposta recebeu apoio dos colegas, que foram unânimes em concordar com a necessidade de unidade entre os parlamentares para buscar recursos para que o projeto seja concretizado.

O envolvimento da Vale como possível parceira do projeto também foi um ponto considerado crucial para a realização de uma obra nesse sentido, considerando o grau de interferência da mineradora na cidade.

“Cabe sim a mão do poder público e sobretudo também da própria mineradora que está ali. Nasceu exatamente ali naquela região do antigo bairro explosivo, exatamente no bairro Campestre”, disse o vereador Juber Madeira Gomes, indicando acréscimo no projeto com a criação de um museu de mineração naquela região.

O teleférico vai deixar à mostra toda a mudança ambiental provocada pela mineração. A proposta, na opinião do vereador, vem em momento oportuno, quando o município vive a iminência da exaustão do minério de ferro.

A Pousada dos Pinheiros está situada no ponto mais alto de Itabira e a Mata do Intelecto é o ponto mais visitado atualmente pelos turistas. É onde também estão instalados aparelhos de cultura, a Secretaria de Meio Ambiente, o Pico do Amor, o Memorial Carlos Drummond de Andrade e a Concha Acústica.

O vereador Elias Lima gostou tanto da ideia que sugeriu que a linha do novo transporte seja ampliada e contemple outros pontos, como a Fazenda do Pontal, por exemplo.
“Ter esse teleférico aqui indo para o Pico do Amor, que atingiria Mata do Intelecto, partir lá da Fazenda do Pontal, Pico do Amor e indo no sentido ao museu de Itabira, se fizesse a gente tivesse a possibilidade de ter um teleférico trabalhando nesse sentido, o turismo de Itabira entraria de vez na rota do turismo, porque também facilitaria às pessoas verem a cidade da parte de cima”, sugeriu.

Prefeitura quer comprar edificação que serviu de hotel e faculdade no Pousada

Durante a discussão do projeto, o presidente Carlos Henrique Silva Filho “Carlin Sacolão Filho”, aproveitou para fazer um adendo, informando que o prefeito Marco Lage tem intenção de comprar o prédio da Pousada, onde com certeza dará uma ocupação que vai valorizar ainda mais o projeto da nova modalidade de transporte público.

Em meio às discussões, foi mencionado que a proposta de um bondinho em Itabira não chega ser uma novidade e que inclusive já existe até algumas estruturas instaladas para receber o aparelho de mobilidade com objetivo de trazer o serviço futuramente.

O vereador Luiz Carlos contou que tem um pré-projeto semelhante ao proposto por Ronaldo Capoeira. Durante a campanha eleitoral ele prometeu buscar recursos para colocar um teleférico no Morro Redondo, uma de suas bases eleitorais.

Ele disse que tem inclusive um pedido de agenda em aberto com o Governo de Estado para discutir a pauta. Diante da indicação, ele defendeu a união dos parlamentares para fortalecer os projetos e convidou Ronaldo Capoeira a participar da reunião juntamente com ele na Cidade Administrativa, em Belo Horizonte.

A intenção de trazer um teleférico para Itabira já era discutida desde a década de 1990, conforme lembrou o vereador Bernardo Rosa. Em 1999, ele mesmo participou diretamente de ações e articulações nesse sentido, como assessor do então deputado estadual Luiz Menezes.

O parlamentar reconheceu os benefícios que o projeto traria para a cidade e citou exemplos de outras cidades, como Pouso Alegre, no Sul de Minas, que na mesma época também buscou o projeto e hoje usufrui das suas vantagens. Para Itabira conseguir o apoio necessário, Bernardo Rosa conclui que falta uma representação política forte.
A opinião dele é que os vereadores se unam para buscar recursos junto aos governos de Estado e Federal e principalmente, que busquem meios de envolver a Vale no financiamento.