Foto: campanha da Câmara Municipal foi feita em parceria com a Fundação Francisco de Assis, entre os dias 9 e 13 de julho
Manter as ruas, passeios, esquinas e o rio sem lixo. Esta é proposta do projeto “Lixo na rua, descarte esta ideia”, idealizado pelos participantes do Câmara Mirim de Santa Maria de Itabira.
Composto por nove estudantes com idades entre 12 a 15 anos, o projeto foi lançado pela Câmara de Santa Maria em 2017 com o propósito de criar consciência política e social nos jovens.
Além de participar de reuniões para discutir o futuro da cidade e propor projetos e ações ao poder Executivo, os jovens parlamentares saíram às ruas para registrar pontos com lixo doméstico, montaram um varal com quase 100 fotos e expuseram no salão da Fundação Francisco de Assis entre os dias 9 a 13 de julho com o título: “Santa Maria de Itabira que eu quero é?” O propósito é conscientizar os moradores como o lixo pelas ruas deixa a cidade feia e denuncia um povo sem educação. Aproveitando a questão do lixo e sob a monitoria do vereador Flágson das Mercês Duarte, autor do projeto Câmara Mirim, os alunos expuseram também utensílios de decoração e para uso no dia a dia que vieram do lixo, produzidos pelo artista Nando Rocky.
O que mais chamou a atenção foram as carcaças de monitores de computador que viraram lixeiras.
Além da questão do lixo, a Câmara Municipal debateu também, durante a semana, com alunos da rede de ensino, os entorpecentes, por meio de palestras com o sociólogo Clesley Saldanha da Paixão, que falou dos problemas ocasionados pelas drogas, sejam elas lícitas ou não, a importância do respeito às diferenças e o desafio de não seguir o modismo social.
O vereador Flágson Duarte agradeceu aos alunos, ao palestrante e pediu para que os estudantes refletissem sobre as questões pontuadas e as levassem para debate em salas de aula e em casa, com os pais.
Na sexta-feira (13), paralelo à Ação Cívico Social (Aciso), promovido pela Prefeitura, os vereadores mirins foram para avenida Israel Pinheiro expor as fotos e falar para o público sobre a proposta do projeto “Lixo nas ruas, descarte esta ideia”.